Prefeitura de Niterói promove fórum de negócios no 4º Festival de Cinema dos BRICS

Abertura do evento será no Centro Petrobras de Cinema, em São Domingos - Foto: Leonardo Simplício / Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cineastas, produtores culturais e especialistas do setor audiovisual da Rússia, Índia, China, África e Brasil se reunirão em Niterói, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no “Fórum de Mercado Audiovisual”. O evento faz parte da 4ª Edição dos “BRICS Film Festival”, que acontece na cidade até 9 de outubro, numa parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura de Niterói.

O evento terá abertura oficial na segunda-feira (30), às 11h, pelo prefeito Rodrigo Neves e pelo secretário das Culturas de Niterói, Victor De Wolf, na nova sala Nelson Pereira dos Santos – no Centro Petrobras de Cinema. As reuniões e palestras do fórum acontecerão nos dois dias no Solar do Jambeiro.

O Fórum de Mercado Audiovisual será fechado ao público já que visa discutir questões ligadas à produção e possíveis parcerias entre os países participantes para o incremento da indústria audiovisual. A Prefeitura mostrará suas realizações no setor desde a implantação do programa Niterói Cidade do Audiovisual, que incentivou a indústria com medidas como a aplicação de alíquotas especiais de ISS e o edital que vem possibilitando novas produções.

As reuniões de trabalho abordarão a concretização de acordos bilaterais de produção e distribuição do setor audiovisual, visando fomentar a cooperação técnica e infraestrutura entre os países-membros do BRICS e o desenvolvimento de suas respectivas indústrias audiovisuais nacionais.

A programação do “Fórum de Mercado Audiovisual” inclui a apresentação do funcionamento da indústria do audiovisual dos países integrantes do BRICS; as janelas do audiovisual e a possibilidade de interação com outros países (coprodução de filmes e venda de diferentes formatos); a exposição das diversas experiências de Film Commissions; a importância da internacionalização para a produção brasileira e a apresentação do Programa Niterói Cidade do Audiovisual e sua relevância para o desenvolvimento da economia da cidade.

Vale lembrar que a indústria do audiovisual tem destaque no mercado de várias cidades no mundo, como é o caso de Nova Iorque, que tem a mais atuante film commission, e onde esse setor movimenta cerca de US$ 8,7 bilhões, anualmente, com mais de 100 mil pessoas empregadas.

Como encerramento do Fórum, os participantes serão convidados a visitar as locações mais procuradas por produtoras de audiovisual que querem filmar em Niterói, pontos históricos e turísticos: Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Teatro Municipal de Niterói, Cais de Portugal Pequeno, Campo de São Bento e Parque da Cidade.

Entre os convidados já confirmados estão: Evgenia Danilchenko e Val Kupeev (Rússia), Ankit Shukla (Índia), Terrence Khumalo e Jackie Motsepe (África do Sul), Liu Kaitao (China), Paula Alves de Souza, Diretora do Departamento Educacional e Cultural do Itamaraty e Lais Bodanzky, diretora-presidente da empresa SpCine da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Festival de Cinema do BRICS – A Universidade Federal Fluminense (UFF), em cooperação com a Prefeitura, realiza, até 9 de outubro, o Festival de Cinema do BRICS, um amplo panorama da produção cinematográfica, valorizando o passado, o presente e o futuro do cinema, além de evidenciar a importância da universidade pública na formação audiovisual das nações que compõem o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A programação que se estende por quatro mostras de filmes e atividades formativas abertas ao público.

O evento tem apoio institucional da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e patrocínio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania. A programação completa pode ser acessada pelo site bricsfilmfestival.com.br/pt/programação.