Quinta-feira com previsão de temporais, raios e rajadas de vento

A projeção é que as chuvas mais intensas deverão começar a cair nesta quarta-feira (22) e podem prosseguir até o final de semana - Foto: Arquivo / Evelen Gouvêa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O guarda-chuva será item obrigatório ao longo de toda esta quinta-feira (26) e parte de sexta-feira (27) em boa parcela do Estado do Rio. Áreas de instabilidade atuam sobre grande parte da Região Sudeste nesta semana, aumentando a nebulosidade e a ocorrência de chuva.

De acordo com o Climatempo, nesta quinta-feira, áreas de instabilidade ainda atuam sobre o estado fluminense e há alerta de temporais com raios e rajadas de vento. Ao longo do dia, podem ocorrer alagamentos, já que a previsão é de chuva volumosa, frequente e duradoura.

Em Niterói, a atuação dessas áreas de instabilidade mantém o céu nublado e pode ocasionar chuva a qualquer hora do dia, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas apresentam declínio e os ventos estarão moderados. A quinta-feira na cidade terá temperatura mínima de 19ºC e máxima de 21ºC.

Já na sexta-feira (27), o dia começa com nebulosidade e chuva fraca, porém, começa a melhorar a partir da tarde. As condições de chuva cessam e a nebulosidade estará variada. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas em elevação.

Em São Gonçalo, o aumento de umidade e os ventos em altitude formaram áreas de instabilidade que deixam o município com tempo instável até domingo (29), previsão de chuvas fracas isoladas.

Na capital, os próximos dias continuarão com predomínio de céu nublado e previsão de chuva fraca a moderada, segundo o Sistema de Alerta de Chuvas da prefeitura. A partir de segunda-feira (30), haverá redução de nebulosidade e as temperaturas voltam a subir.

Nesta quinta-feira (26), o programa "Defesa Civil Itinerante" da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), chega a Vila Isabel e Botafogo, nas comunidades Parque Vila Isabel e Santa Marta. Equipes vão informar sobre o Sistema de Alerta, testarão as sirenes e verificarão pontos de apoio.

O objetivo do programa é preparar moradores das 103 áreas com alto risco de deslizamento – e que integram o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da cidade – para situações de emergência durante temporais característicos do Verão.