Consórcio terá que recuperar ruas de São Gonçalo em 15 dias

Consórcio apresentou um cronograma para a realização dos reparos e manutenção das ruas que sofreram intervenções - Foto: Pamella Souza / Colaboração

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito José Luiz Nanci deu um prazo de 15 dias para o Consórcio SAG, que está realizando as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do Alcântara, em São Gonçalo, recuperar as avenidas São Paulo e Domingos Damasceno Duarte, na Trindade. Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Fernando Moreira, e do vereador Alexandre Gomes, Nanci esteve no canteiro de obras do Consórcio, no bairro Luiz Caçador, na manhã desta quinta-feira (26), cobrando dos diretores um cronograma de recuperação de todas as ruas destruídas após a instalação da rede coletora.

 Irritado, Nanci garantiu ao Consórcio que os maores problemas estão nos bairro de Trindade, Antonina, Nova Cidade e Luiz Caçador. "Não somos contra a obra, que vai melhorar a qualidade de vida da nossa população. Mas vocês não podem abrir uma série de buracos, instalar a rede de esgoto e deixar os buracos para a prefeitura tapar. Queremos uma solução para o problema ou teremos que paralisar as obras até que a empresa recupere todas as ruas que tiveram o asfalto destruído", garantiu.

O vereador Alexandre Gomes, membro da Comissão de Infraestrutura da Câmara Municipal, também cobrou da empresa responsabilidade no cronograma de obras. "Tem que ter um cronograma de trabalho. A empresa tem que realizar o serviço em determinado trecho e automaticamente recuperar o asfalto. Hoje as ruas principais da Trindade e de Nova Cidade estão interditadas, com enormes crateras, prejudicando a população que corre o risco de ficar sem transporte público porque não há condições de tráfego em determinadas vias. Agora está chovendo e temos lama. Quando faz sol temos poeira para dar e vender. Isso não pode continuar".

O comerciante Carlos André Silva, de 47 anos, garante que as vendas foram prejudicadas após a realização das obras. “Acho muito correto a prefeitura cobrar deles o conserto do asfalto. A poeira, nos dias de sol, afastou os nossos clientes. Em dias de chuva, como hoje, a lama é jogada quase que dentro da loja. Sabemos que a obra é importante, mas ela tem que ser feita de forma correta”, disse.

O Consórcio apresentou um cronograma para a realização dos reparos e manutenção das ruas que sofreram intervenções. Engenheiros e técnicos da prefeitura irão acompanhar o novo cronograma de obras para evitar novos transtornos à população. As primeiras vias a serem recuperadas serão na Trindade e em seguida a Rua Vicente de Lima Cleto, que liga o bairro de Nova Cidade a Itaúna, Salgueiro, Luiz Caçador, Palmeiras e Fazenda dos Mineiros.

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do Alcântara atingiram até agora apenas 48% da rede coletora prevista. O sistema é composto pela construção da Estação de Tratamento e da Elevatória; assentamento de 92 quilômetros de redes e seis quilômetros de coletores tronco. Serão feitas 17.400 ligações domiciliares, no bairro do Mutondo e Galo Branco, e a destinação do esgoto doméstico para a futura estação de tratamento do Alcântara. Estima-se uma redução de 1.200 litros por segundo de esgoto lançado na Baía de Guanabara, beneficiando diretamente 165 mil pessoas, pouco mais de 15% da população do município.