Alunos de creche em São Gonçalo sofrem com surto de doenças

Pais denunciam a infestação de doenças na creche municipal - Foto: Reprodução

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um surto de doenças infecciosas está contaminando alunos e funcionários da Creche Municipal José Calil Abusaid, em Vista Alegre, São Gonçalo. A unidade vem enfrentando em decorrentes 15 dias um surto de sarna, molusco contagioso e impetigo, que já acometeram cerca de 20 pessoas que frequentam o local de ensino. 

Professores que mantêm contato diário e extensivo com as crianças, relataram que a sarna se expandiu após notar um aluno com coceiras pelo corpo e pedir um encaminhamento para uma unidade de saúde. A sarna é uma doença de pele contagiosa, causada por um ácaro e que provoca coceira intensa.

Segundo funcionários, uma limpeza com cloro já foi realizada no local, mas não obteve resultado, pois a higienização do ambiente precisa ser feita com produtos que eliminem as bactérias. 

"Como estamos em contato 24h com os alunos, nós damos banho, comida e, em uma dessas, notamos a presença da enfermidade. Eles foram afastados pela escola e dois dias depois voltaram com um laudo médico que constatava um quadro clínico onde o aluno estaria apto a voltar às atividades", contou um dos funcionários, que preferiu não se identificar.

Com o agravamento do quadro, outras crianças da turma tiveram contato com a doença, gerando um surto.  De uma turma com 14 alunos, nove estão com sarna. A mãe de uma das poucas alunas que não contraiu a doença preferiu afastar sua filha da rede de ensino.

"Nós precisamos que medidas sejam tomadas! Eu não posso deixar a minha filha correndo o risco de se contaminar com uma doença totalmente agressiva. Ela não vai à escola há cerca de uma semana e eu já precisei faltar médico, pois não tinha com quem a deixar", relata a mãe de uma aluna da creche

Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo informou que os alunos que contraíram escabiose foram atendidos pelo médico, e estão em tratamento domiciliar. O Executivo ainda disse que nesta quinta-feira (26) um novo atendimento médico será realizado.

Sobre a higienização da escola, a prefeitura disse que o procedimento já foi realizado duas vezes, mas que será novamente realizado nesta quinta-feira, seguindo o protocolo de controle e avaliação da doença.