Roda-Hans chega ao fim no Estado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um projeto inédito no estado, de combate à hanseníase, percorreu o interior do Rio e mudou a vida de muita gente. Pioneiro no estado, o Roda-Hans chega ao fim hoje, após passar por 19 cidades em nove regiões administrativas.

Angra dos Reis é o último município a receber a programação. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Ministério da Saúde. Ao longo de dois meses, o Roda-Hans atendeu 2.506 pessoas e diagnosticou 43 novos casos. E ainda capacitou 788 profissionais de todas as regiões por onde a carreta com consultórios e laboratório a bordo passou.

Durante esse período, médicos e outros profissionais também encaminharam 31 pacientes com suspeita de hanseníase para unidades de saúde. Dos 43 casos confirmados, seis foram registrados em pessoas com idade inferior a 15 anos. Ao todo também foram realizados 36 baciloscopias (exames complementares). O objetivo do projeto era a capacitação em serviços na rede de atenção básica da hanseníase, foco no diagnóstico precoce, tratamento e prevenção às incapacidades.

A primeira parada do veículo ocorreu na capital fluminense, no dia 5 de agosto, em Irajá, bairro da Zona Norte carioca. A data marcava o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase. O Roda-Hans contou ainda com a realização de consultas dermatológicas e equipe que capacitou profissionais de saúde dos municípios visando ao diagnóstico precoce e tratamento. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e dentistas, entre outros profissionais, participam das oficinas de capacitação oferecidas pela SES e pelo Ministério da Saúde.

O secretário estadual de Saúde Edmar Santos destacou que a capacitação é essencial porque possibilita, ao mesmo tempo, a qualificação dos profissionais e a realização de diagnósticos precoces nestas grandes campanhas.