Tradição da entrega de doces é mantida

Crianças correm para pegar doces no Campo do São Bento, em Icaraí - Foto: Lucas Benevides

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Sacolinhas cheias de balas, paçocas, pirulitos, bananada suspiros e as mais diversas guloseimas fizeram a alegria das crianças nos bairros de Niterói, nesta sexta (27), em virtude do Dia de São Cosme e Damião.

Para os católicos, a celebração é no dia 26 e para o candomblé e a umbanda, no dia 27. A tradicional festividade tem como base distribuir doces e brinquedos às crianças nas ruas, unindo pessoas e grupos religiosos preocupados em manter vivo o antigo costume.

Diz a lenda que há muito tempo havia uma senhora sem filhos, que vivia cercada de riquezas, mas sentia falta da alegria das crianças. Durante um ano, nos dias pares, ela subiu uma montanha e fez orações pedindo a Deus a graça de ter filhos. Seu desejo foi realizado e, em 27 de setembro, nasceram Cosme e Damião.

No Campo do São Bento, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, Antônio Carlos, de 35 anos, conta que todo ano ele e sua família se preparam para distribuir doces pelo local.

"Nós fazemos isso por amor. Claro que a parte da religião está toda envolvida, mas achamos que ver a pureza das crianças atrás dos doces e o brilho nos olhos de cada um é o que mais nos deixa felizes. Acho que está faltando um pouco de amor no mundo e essa entrega de doce é uma forma de demonstrar que ainda temos esperança", fala.

No bairro Maceió, na Região de Pendotiba, Sabrina Duarte, de 43 anos, levou os seus dois filhos (Luan, de 8 anos, e Henrique, de 4 anos) para pegar os tradicionais doces na Estrada Velha.

"Todos os anos venho com os meninos porque, além de criança gostar muito de doce, é uma tradição. Quando eu vejo isso lembro da minha infância onde todo dia 27 eu corria para a rua atrás de doces. Hoje não tem tantos locais como antigamente, mas ainda bem que tem as pessoas devotas que continuam entregando", conta.

Soraya Mussi, de 47 anos, e Jorge Alberto Mussi, de 52 anos, fazem essa entrega há mais de 10 anos. Devotos de São Cosme e Damião, eles distribuíram doces pela orla da Praia de São Francisco, na Zona Sul de Niterói.

"Fazemos para agradecer. Somos devotos e todos os anos passamos passamos pelos bairros de Niterói, seja para pagar alguma promessa ou mesmo, como hoje, só para agradecer. A fé que temos e a alegria das crianças nos fazem ter mais prazer ainda de continuar essa tradição", revela.