Orla Viva ocupa praia de Icaraí neste domingo

Orla de Icaraí - Foto: Google Street View

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O maior evento da agenda da Virada da Mobilidade 2019 em Niterói acontece neste domingo (29), quando a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, na orla de Icaraí, será fechada ao trânsito entre as Ruas Álvares de Azevedo e Mariz e Barros, das 10h às 18h, para que a população a utilize como área de lazer. O evento faz parte da Semana Nacional do Trânsito.

Pequenos palcos ao longo da orla receberão apresentações culturais com música, dança e teatro. Será montada uma área infantil com brinquedos de acesso livre e gratuito. Haverá oficina de produção de histórias em quadrinhos, exposição de objetos feitos com produtos reciclados, atividades educativas, feira de artesanato, comidas e bebidas e oficina de pequenos reparos gratuitos para bicicletas.

No local também haverá atividades voltadas para pessoas com deficiência, iniciativa da coordenadoria municipal de Acessibilidade de Niterói. Pessoas sem deficiência poderão interagir com atletas paralímpicos da cidade e conhecer modalidades paralímpicas, como vôlei e basquete em cadeira de rodas.

No local será permitido o tráfego de veículos não motorizados ou elétricos, como bicicleta, skate, patins e patinete, mas a prioridade é do pedestre, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro.

Desvios e acessos – Durante o evento o trânsito será desviado para a Rua Lopes Trovão e para a Avenida Roberto Silveira, onde uma faixa reversível será montada. A faixa de trânsito junto aos prédios na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres será cercada por gradil e a passagem de veículos será autorizada apenas a moradores da orla que precisarem chegar e sair de seus prédios.

Cinema no MAC – Quando o evento Orla Viva for desmontado, às 18h, terá início no pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), a exibição do documentário CICLOS, dirigido por Alexandre Charros, sobre a importância do uso da bicicleta. O filme será projetado na parede externa do MAC, transformando o Mirante da Boa Viagem em um cinema a céu aberto.

Após a exibição do documentário haverá uma roda de conversa sobre mobilidade urbana, com a participação de representantes da NitTrans, do coletivo Bike Anjo, do programa Niterói de bicicleta e da Secretaria Municipal de Urbanismo, também no pátio do MAC.

Confira a programação:

Música: Palco entre as ruas Álvares de Azevedo e General Pereira da Silva

11h - Projeto Grama (teatro infantil)

14h - Banda Bella (pop rock)

16h - Banda Bezzouros (Beatles cover)

Música: Palco entre as ruas Oswaldo Cruz e Belisário Augusto

14h - Victor Sávios (Tim Maia cover)

15h - Cortejo do Olodumaré (bloco de percussão)

Dança: Palco na altura da Rua Lopes Trovão

- Flashmob de hip-hop com Paradoxo Cia. de Dança

- Apresentações da Cia. de Balé Elizete Mascarenhas

- Apresentação de dança com cadeirantes