Turismo Rural é tema de debates na Baixada Verde

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, juntamente com o Conselho da Região Turística Baixada Verde, promovem o 1º Seminário de Turismo Rural na Baixada Verde.

O objetivo do seminário é fomentar a estruturação da atividade que tem potencial para promover mudanças expressivas na qualidade de vida, na conservação do meio ambiente e estimular o empreendedorismo individual ou comunitário, e ainda valorizar os produtos e serviços da região.

O turismo é responsável por um em cada onze empregos e por cerca de 10% do PIB global, desempenhando importante papel nos países em desenvolvimento como gerador de riqueza e inclusão social.

Por isso, é de grande importância esse encontro para difundir e fomentar o turismo com intenção de discutir as potencialidades para o desenvolvimento regional. Neste cenário, o turismo rural tende a ganhar destaque em função do apelo que a natureza exerce sobre uma sociedade cada vez mais urbanizada, porém preocupada com o meio ambiente.

A qualificação do segmento vai gerar benefícios para todos. Segundo o coordenador de Turismo Rural da Seappa, Pablo Kling, o turismo rural é a oportunidade de levar novas oportunidades de negócios para as famílias agricultoras e com isso proporcionar novas opções de trabalho no campo. "A Organização Mundial do Turismo (OMT) estima que o turismo rural cresce em torno de 30% por ano no Brasil. Então não podemos perder mais tempo. Temos que apresentar essa oportunidade para todas as áreas com potencial no interior do nosso estado", afirma Kling.

A agricultura tem tudo para se integrar à onda do multiculturalismo, que vem sendo impulsionada pela globalização, pela internet e pela expansão do turismo internacional. Assim, alimentos e bebidas, antes considerados exóticos, ganham o gosto do consumidor, como é o caso do açaí, do pão de queijo, do churrasco e da caipirinha, hoje apreciados em muitos lugares do mundo.

Municípios que integram a Baixada Verde: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.