Fecomércio RJ lança Movimento Rio em Frente

Evento Movimento Rio em Frente, Fecomerico RJ Sesc e Sencac, parceria Jornal O Dia. Na foto acima o Governador Wilson Witzel - Foto: Luciano Belford/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta segunda-feira, 30 de setembro, a Fecomércio RJ lançou o Movimento Rio em Frente com a presença do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Além de falar sobre as ações na área de segurança pública, saúde e educação que o governo está realizando para a recuperação do estado, Witzel destacou a importância do turismo e a parceria com a Fecomércio RJ:

“Nós estamos protegendo o turismo, fazendo investimento da ordem de 20 milhões de reais no Estado do Rio de Janeiro, promovendo a imagem positiva do Estado. E a Fecomércio RJ é muito parceira neste ponto. Recentemente realizamos, depois de seis anos, o primeiro salão do turismo, pelo qual passaram 45 mil pessoas. O turismo no Rio de Janeiro deu sinais de uma revitalização muito auspiciosa”, ressaltou o Governador Witzel.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Antonio Florencio de Queiroz Junior, abriu o evento destacando o papel da Federação e falando sobre o que espera dos próximos dias do Movimento Rio em Frente: “Nós da Fecomércio RJ, ao darmos início a essa semana de debates, temos como missão dar suporte aos empresários, ao estado e ao poder público em si para que tenhamos um ambiente de negócios favorável aqui no nosso estado. O Rio de Janeiro volta a recuperar o terreno que havia perdido. O saldo de empregos já está se tornando positivo, o movimento do comércio já começa a dar sinais de recuperação, as encomendas para o final do ano já estão crescendo e a nossa expectativa é de que tenhamos o melhor dezembro desde 2014. Então, tudo nos faz crer que estamos entrando em um círculo virtuoso e o nosso papel, através do Sesc e do Senac, é dar suporte às políticas públicas do estado, colaborando para que a população do Rio de Janeiro possa recuperar, como já está recuperando, a sua sensação de bem estar e de segurança, dentro do nosso estado”.

Além do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, participaram do primeiro dia de evento o economista Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas, e o jornalista Cassio Bruno. Nos próximos dias, o Movimento Rio em Frente continuará promovendo palestras e debates sobre o futuro do Estado do Rio de Janeiro. Mais que um diálogo, mais que um seminário, mais que um encontro, o evento integra uma ampla agenda de ações que vem sendo realizada a partir do compromisso do Sistema Fecomércio RJ em fortalecer o Estado do Rio de Janeiro. O lançamento do Movimento Rio em Frente é mais uma iniciativa desta agenda.

Até o dia 07 de outubro, diferentes setores da sociedade estarão juntos nos debates, que acontecerão na sede da Fecomércio RJ, no bairro do Flamengo, no Rio, com o objetivo de identificar estratégias adequadas ao resgate do Rio de Janeiro.

O próximo ciclo de conversa será na próxima quarta-feira, 02 de outubro, com o tema A Cidade que queremos e palestra do técnico Bernardinho. Após palestra, haverá debate entre a nova reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho; o arquiteta e urbanista, Guto Índio da Costa, e o maestro da Orquestra da Maré, Carlos Eduardo Prazeres.

No terceiro dia, 03 de outubro, o assunto será Cidadania e educação no futuro e contará com palestra de Rafael Parente, CEO da Edufuturo. Também participarão a educadora Mônica Pinto, a escritora Silvana Gontijo e a vice-diretora do Instituto Embratel, Daniely Gomiero.

No dia 04 de outubro, a palestra será ministrada por Ana Carla Fonseca, criadora da Garimpo de Soluções e referência em economia criativa. Após a palestra, será promovido debate entre Pedro El Bainy, da Fábrica de Startups; Mirella Migliani, professora da ESPM e Carla Camurati, atriz e produtora.

Encerrando a programação, no dia 07 de outubro, o filósofo Leandro Karnal abordará o tema Ética. O evento será realizado para convidados e a programação foi desenvolvida em parceria com o Grupo O Dia.

Programação Completa:

30/09 – 15h |Panorama sobre o momento social e político do RJ

Abertura:

Governador Wilson Witzel

Debatedores:

Marcelo Neri - Economista

Cassio Bruno - Jornalista O Dia

02/10 - 9h |A Cidade que queremos

Palestrante:

Bernardinho

Debatedores:

Denise Pires de Carvalho - Nova reitora da UFRJ

Guto Indio da Costa - Arquiteto e urbanista

Carlos Eduardo Prazeres - Orquestra da Maré

03/10 - 9h |Cidadania e educação no futuro

Palestrante:

Rafael Parente – CEO da Edufuturo

Debatedores:

Mônica Pinto - Fundação Roberto Marinho

Silvana Gontijo - Escritora

Daniely Gomiero - Instituto Embratel

04/10 - 9h |Economia Criativa

Palestrante:

Ana Carla Fonseca

Debatedores:

Pedro El Bainy - Fábrica de startups

Mirella Migliari – Professora da ESPM

Carla Camurati - Atriz e produtora

07/10 - 9h |Ética

Palestrante:

Leandro Karnal

Serviço:

Local: Fecomércio RJ – Auditório

Endereço: Rua Marquês de Abrantes, nº 99, Térreo – Flamengo/RJ

O evento será realizado para convidados