Trabalhadores de postos de combustíveis conseguem reajuste salarial acima da inflação 

Trabalhadores de postos de combustíveis conseguem reajuste salarial acima da inflação - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após oito rodadas de negociação entre o Sinpospetro Niterói e Região e o Sindestado RJ, foi a vez da categoria aprovar o reajuste de 6% e várias outras conquistas. Os trabalhadores estiveram reunidos em várias assembleias, inclusive itinerantes. 

Os trabalhadores das cidades de São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Cachoeira de Macacu, Magé, Guapimirim, Petrópolis, Teresópolis, Maricá, Saquarema, Araruama e Iguaba, além de Niterói, serão beneficiados pela CCT, fechada pelo SINPOSPETRO Niterói e Região.

Entre as conquistas estão o reajuste salarial 6%, sendo 5 % retroativo a junho de 2019 e 1% no salário de janeiro de 2020, inclusive para quem recebe mais que o piso, abono no valor de R$ 400 em duas parcelas, cartão alimentação no valor único de R$ 168,73 (cento e sessenta e oito reais e setenta e três centavos), reajuste de 12%, adicional de periculosidade, na base de 30% (trinta por cento). A partir de agora,os trabalhadores poderão optar por vale transporte ou vale combustível, este segundo, mediante requerimento feito por escrito pelo empregado, aumento de 5% também no seguro de vida, vigorando a partir de junho de 2019.

Outro grande avanço, é que de agora em diante, pela CCT aprovada, fica proibido às empresas a utilização de cooperativas para execução de serviços, estagiários, trabalho intermitente ou mão de obra de terceiros para o desempenho de sua atividade fim.

"Reunidos, os trabalhadores puderam acompanhar todos os detalhes desta grande vitória do Sinpospetro. Foramvárias rodadas de negociação, mas mantivemos nossa promessa demanter os direitos dos trabalhadores. A última conciliação foi o reconhecimento da luta com que a comissão de negociação defendeu essa Convenção Coletiva. Assim, mantivemos garantias, como a não redução no horário de almoço, que continua em uma hora, e também alcançamos aumentos reais para a CCT 2019/2021", comemora o presidente do Sindicato, Alex Silva.