Hospital de Itaboraí ganha obras de infraestrutura

Realizando uma média de 100 partos ao mês, a maternidade de Itaboraí também ganhou obras de infraestrutura em suas enfermarias e no berçário - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o objetivo de garantir um atendimento ainda mais eficaz e humanizado, o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí, está recebendo uma série de intervenções. Nos últimos meses, a unidade ganhou obras nas salas de medicação e vermelha, acolhimento, trauma e nos cinco consultórios médicos. Atendendo cerca de 18 mil pacientes por mês e sendo o único hospital de urgência e emergência do município, o Leal Junior está ainda realizando um mutirão de cirurgião eletivas (agendadas) para por fim a fila de espera.

Conforme determina o Ministério da Saúde, o hospital ganhou uma sala para classificação de risco e painéis de chamada. Após fazer o boletim de atendimento, o paciente é avaliado no setor de acolhimento e encaminhado ao médico, que solicita exames e medicação. A nova rotina tem garantindo um procedimento mais rápido e humanizado, com uma organização maior no fluxo de atendimento.

"Cheguei aqui com muita dor de cabeça, tontura e vomitando. A enfermagem verificou minha pressão e ela estava a 20. Fui encaminhada imediatamente para o médico, que passou uma medicação e exames. Posso garantir que o hospital está melhor, mais organizado e com um atendimento muito bom", atestou a professora Iara Dias, de 38 anos.

Além das obras de infraestrutura, o hospital mantém a farmácia e o almoxarifado totalmente abastecidos com remédios e insumos, que atendem a todos os pacientes que dão entrada pela emergência ou estão internados. A unidade também ganhou uma sala de Repouso Pós-operatório (RPA) com quatro leitos e conta ainda com uma nova estrutura no CTI, sala amarela, trauma, clínica médica e pediatria. O Hospital Leal Junior, administrado pela Associação Mahatma Gandhi, conta hoje com cerca de 120 médicos, entre os de urgência e emergência e os especialistas que passam visitas periodicamente.

"Além dos nossos clínicos, ortopedistas e cirurgiões atendendo 24 horas na urgência e emergência, ainda temos os profissionais da urologia, neurologia, cardiologia, infectologia, proctologia, ginecologia obstetrícia e cirurgias pediátricas, plásticas, vascular e torácica na retaguarda, cuidando dos pacientes internados. A nossa rotina é intensa com objetivo de garantir um atendimento de excelência ao paciente", afirmou o médico Mário Molares, diretor técnico do hospital.

Maternidade - Realizando uma média de 100 partos ao mês, entre normais e cesárias, a maternidade de Itaboraí, que funciona junto ao Hospital Leal Junior, também ganhou obras de infraestrutura em suas enfermarias e no berçário. Esta semana, nasceu Christopher, sadio e com quase 50 centímetros. Enquanto a mãe ainda recebia cuidados no centro cirúrgico, a tia do bebê, Thayná, acompanhava a primeira consulta do neném com a pediatra. "Minha irmã elogiou muito atendimento. Está muito feliz. O hospital está mais humanizado", garantiu.

"Estamos trabalhando para oferecer um serviço ainda melhor à nossa população. Itaboraí hoje conta apenas com o Leal Junior como hospital de urgência e emergência que funciona 24 horas no regime de porta aberta. Por isso, temos que ter todo um suporte técnico necessário para garantir um atendimento rápido, eficaz e humanizado " explica o diretor médico Cesar Alonso Junior.

Mutirão cirurgias - Desde o dia 11 de setembro, o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior está realizando cerca de 24 cirurgias eletivas por semana. O objetivo principal do processo é por fim a fila de espera por um procedimento para retirada de vesícula, varizes e hérnia umbilical ou inguinal. "As avaliações para o mutirão são feitas no ambulatório da cirurgia geral levando em consideração a gravidade e o tempo de espera que o paciente está na fila. Esse mutirão faz parte do nosso processo de humanização na área da saúde", garantiu o secretário de Saúde de Itaboraí, Júlio César Ambrósio.

Projetos - Na semana passada o secretário de Saúde esteve em Brasília, onde apresentou ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma série de projetos visando a melhoria no atendimento na rede municipal. "Vamos analisar todos os projetos, como os da atenção primária (postos de saúde), habilitação dos leitos de CTI e o de organização do sistema hospitalar. Em breve estaremos em Itaboraí anunciando estas medidas", anunciou o ministro.