Fazenda fiscaliza comércios de Niterói para o Dia das Crianças

Auditores percorrem lojas de Niterói e do Rio para verificar possíveis irregularidades - Foto: Djalma Oliveira/ Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Aproveitando o aumento no movimento do comércio na semana que antecede o Dia das Crianças, as lojas de Niterói viraram alvo de fiscalização. A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) deu início, nesta quarta-feira (9), à Operação Presente Legal II, em que auditores fiscais da Receita Estadual (AFREs) vão fiscalizar locais de grande concentração de comércios na cidade. A ação também é realizada na capital e em Resende.

Durante a ação, são verificadas a existência dos estabelecimentos e a efetividade das operações. A regularidade da Inscrição Estadual também é observada pelos auditores, bem como se as máquinas de cartão de crédito e débito estão registradas no mesmo CNPJ da loja e se a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) está sendo emitida corretamente nas vendas.

Em uma das lojas, os responsáveis não forneceram algumas informações pedidas pelos auditores e o estabelecimento será autuado por embaraço à fiscalização. Também será aberta uma ação fiscal para solicitar formalmente as informações.

“Um dos principais objetivos da operação é identificar a existência das chamadas redes brancas, nas quais um mesmo contribuinte tem vários CNPJs para que as suas empresas possam se enquadrar no limite de faturamento do Simples Nacional”, explicou Rodrigo Aguieiras, superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ.

Com a Operação Presente Legal II, chega a 40 o número de ações realizadas este ano pela secretaria com o intuito de combater a sonegação de impostos e educar os contribuintes sobre as exigências da legislação tributária.