Azevedo Lima ganha nova emergência

Witzel pede apuração rigorosa da qualidade da água da Cedae - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), no Fonseca, Zona Norte de Niterói, ganhou uma nova sala de emergência com um modelo semelhante ao utilizado em modernos centros de trauma dos Estados Unidos, que inclui a integração de todo o sistema de atendimento, desde o momento do resgate do paciente até o atendimento na unidade, tempo chamado de “Hora de Ouro”. O espaço - que passou por três meses de obra - conta com sete leitos preparados para atender pacientes vítimas de trauma como acidentes automobilísticos, atropelamentos, perfuração por arma de fogo e queda, entre outros.

Essa já é a terceira unidade do estado a ganhar esse tipo de emergência, que já foi implantado nos hospitais estaduais Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, e Alberto Torres, em São Gonçalo.

“Essa inauguração representa parte de uma cobrança do governador, que é um serviço de qualidade para a população, além de condições corretas de trabalho para que os profissionais consigam atender da melhor maneira possível. Estamos transformando essa unidade de emergência para que ela possa atender com qualidade e atendimento padrão internacional”, disse o secretário de saúde do estado do Rio de Janeiro, Edmar Santos, que garantiu que dentro de seis meses, o HEAL estará totalmente reformado. O secretário afirmou, ainda, que o Hospital Estadual Alberto Torres, no bairro Colubandê, em São Gonçalo, também passará por novas obras em breve.

O governador Wilson Witzel, presente na inauguração, declarou que o investimento na saúde chegará em todos os hospitais do Rio de Janeiro. O governador afirmou que até o meio do ano que vem, o HEAL vai ganhar 50 novos leitos, chegando a 300.

“A nova sala que o Azevedo Lima recebeu é o exemplo do que vamos fazer em todo o estado do Rio. Os profissionais fizeram a capacitação fora do Brasil e o padrão que a população do Rio está recebendo não deixa a desejar a nenhum hospital do Estados Unidos”, disse Witzel.

A partir de agora, sempre que um paciente vítima de trauma grave for levado ao Azevedo Lima por equipes de resgate, haverá contato prévio com a unidade para que a área de trauma receba informações referentes às condições do paciente. Nesses casos, a preparação para a chegada da vítima será feita antes mesmo da entrada do paciente, possibilitando a prestação do socorro imediata e aumentando a chance de sobrevivência e diminuindo a possibilidade de sequelas.

Para a implementação do novo modelo de atendimento ao paciente politraumatizado, toda a equipe assistencial de trauma do Azevedo Lima recebeu treinamento teórico e prático. Os cursos foram oferecidos por equipes de emergências médicas do Corpo de Bombeiros e instrutores do SAMU, além de profissionais da própria unidade. Além dos cursos, também foram realizadas reuniões técnicas para apresentação do novo modelo de atendimento para equipes de resgate e de unidades que mais transferem pacientes para o HEAL.

A partir da inauguração da nova unidade integrada de trauma, o hospital contará com dois eixos distintos: um exclusivo para trauma e outro para pacientes clínicos, o que permitirá maior foco da equipe assistencial nos diferentes tipos de atendimento.

Também estiveram presentes na inauguração o secretário das cidades, Juarez Fialho e os deputados estaduais, Paulo Bagueira (SDD), Coronel Salema (PSL) e Capitão Nelson (Avante).

Infraestrutura - Durante o evento, o governador Wilson Witzel informou que o Rio de Janeiro é o estado que mais vai receber recursos de royalties de petróleo. Serão cerca de R$ 3 bilhões que serão utilizados para o crescimento da cidade. 

“Esse valor será investido nas estradas, escolas, hospitais. No meu governo esse dinheiro vai para o povo. Foi uma vitória excepcional para o Rio de Janeiro”, disse Witzel.

Também com o dinheiro dos royalties, o governador afirmou que, em conjunto com o secretário das cidades, Juarez Fialho, irá investir em um grande programa de habitação para moradias em áreas de risco. Ao todo, 10 comunidades do estado, como a Comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, e no Salgueiro, em São Gonçalo, vão ser atendidas no programa que visa a reurbanização, títulos de propriedade e melhorias no saneamento básico.

“Nós, governantes, precisamos ter uma atenção especial ao meio ambiente e ao urbanismo, algo que foi completamente abandonado nos governos passados. Mas vamos retomar projetos para que as pessoas deixem de morar em áreas de risco. Devemos dar à população condições de mobilidade e habitação”, afirmou o governador.

Segurança - De acordo com o governador Wilson Witzel, serão convocados, até o fim deste ano, 1.800 policiais militares que passaram no concurso de 2014. Dentre os aprovados, 345 mulheres serão chamadas.

“Tenho certeza que a nossa polícia é do bem, que está fazendo um trabalho muito difícil. Assumimos a Polícia Militar com um déficit de 15 mil homens e mulheres e estamos recompondo. Ainda neste ano, vamos entregar mais 600 policiais que ficarão à serviço da população”, afirmou.