Niterói ganha mais uma escola

Nova unidade de ensino atenderá cerca de 450 alunos - Foto: Leonardo Simplício/ Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A prefeitura de Niterói entrega em novembro, mês de aniversário da cidade, mais uma escola: a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) do Vale Feliz, no Engenho do Mato, Região Oceânica. A Umei, que está em fase final de construção, terá 11 turmas e cerca de 450 alunos a partir dos 3 anos até o Ensino Fundamental I.

As instalações da Umei Vale Feliz foram construídas de acordo com as normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, além de totalmente climatizada, a unidade contará com sistemas de aproveitamento da água da chuva e uso de energia solar.

O prédio da escola tem dois andares e conta com elevador. São 10 salas de aula, sala de recursos, sala de multimeios, sala de professores, sala de direção, secretaria, refeitório, cozinha e uma quadra esportiva coberta com vestiários.

“Na Região Oceânica, mais do que dobramos o número de escolas, com a construção de unidades como o Núcleo Avançado de Educação Infantil (Naei) Ângela Fernandes, no Cafubá, a Umei Nina Torres, em Piratininga, e a Escola Municipal Dario Castelo, em Itaipu. Na região de Itaipu e Engenho do Mato, a Umei Vale Feliz reforçará a rede com a Umei Odete Rosa, em Itaipu, e a Umei Olga Benário, na Praça do Engenho do Mato. Esta unidade é esperada há muitos anos pela população para atender as crianças dessa região. Seguimos olhando por aquilo que é mais importante: educação e saúde”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Programa Mais Infância

A nova Umei integra o Programa Mais Infância, lançado em 2013, que tem por objetivo expandir o número de vagas e garantir o acesso à educação infantil no Município. Parte dos recursos é proveniente do Governo Federal através do Programa Brasil Carinhoso.

O Mais Infância, que em 2014 ganhou reconhecimento internacional durante o XI Colóquio Luso-Afro Brasileiro realizado em Portugal, é desenvolvido através de quatro vertentes: municipalização de escolas estaduais, incorporação de creches comunitárias, inauguração e reforma das unidades existentes. A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, ressaltou o sucesso do Programa Mais Infância.

"O nosso objetivo principal é universalizar o atendimento à pré-escola em Niterói, garantindo às crianças o acesso a uma educação pública e integral de qualidade”, enfatizou a secretária.

O presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro, lembrou que a escola é uma antiga reivindicação dos moradores.

"Com a entrega da UMEI, os moradores da região do Vale Feliz não precisarão mais se deslocar para outras regiões a fim de matricular seus filhos na escola.”