Evento promove mutirão de pigmentação do mamilo em 3D

As tatuagens de redesenho de mamilo e aréolas para vítimas de câncer serão gratuitas - Foto: Divulgação/Projeto Y Rosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A mulher que já enfrentou e superou o câncer de mama, após ser liberada pelo oncologista, poderá ter a aréola reconstituída através da técnica de micropigmentação em 3D, em projeto supervisionado pela cirurgiã plástica Prof. Dra Gisela Pontes, chefe do serviço de cirurgia plástica Prof. Dr. Ronaldo Pontes. O mutirão para micropigmentação da aréola em 3D reúne Outubro Rosa, INCA, SUS, Prefeitura de Niterói. Para participar, basta se apresentar no Hospital Carlos Tortelly (Rua Ataíde Parreiras, 266, Bairro de Fátima, Niterói), nos dias 24 e 25 de outubro, de 8h às 12h, munida de carteira do SUS e identidade, respeitando os critérios e indicações.

Esta técnica deve ser feita por médicos especialistas. Torna possível redesenhar o local danificado ou ausente, devolvendo a pigmentação original e disfarçando possíveis regiões em desarmonia. Considerada uma solução para muitos casos, também pode ser feita por mulheres vítimas de queimaduras, cicatrizes e vitiligo, além da mastectomia em geral.

O procedimento é acessível, praticamente indolor, iniciado após a aplicação do anestésico, simples e rápido. Leva cerca de 1 hora para ser finalizado (em cada seio). Os resultados variam de pessoa para pessoa. O pigmento é implantado na epiderme, camada superficial da pele, e, em função do peso molecular adequado, não atinge as camadas mais profundas, como acontece com tatuagens. O método já vem sendo bastante recomendado por cirurgiões plásticos.

A Prof. Dra. Gisela Pontes é chefe do Serviço de Pós Graduação em Cirurgia Plástica em Niterói que leva o seu sobrenome, que possui certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo Ministério da Educação e Cultura ( MEC). Seu curso de Residência Médica é referência mundial há mais de 40 anos e conta com profissionais vindos de todas as partes do Brasil e exterior. A Clínica Ronaldo Pontes, onde Dra. Gisela atende, após suas cirurgias, diariamente, foi inaugurada em 1984 para atendimento de cirurgia plástica estética e reparadora. Lá também é referência em dermatologia clínica e estética, fisioterapia dermatofuncional, entre outros. Possui aparelhos com tecnologia de ponta. Está instalada no Rio de Janeiro, Av. Epitácio Pessoa, 846, Lagoa.Telefone (21) 2259-7744.