ExpoReligião: público pode denunciar intolerância

Por

Evento reúne 23 segmentos religiosos, tais como católica, budista, hare krishna, muçulmano, umbanda, entre outros

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), por meio da Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, vai receber denúncias sobre intolerância religiosa durante a Expo Religião 2019, evento inter-religioso que acontece desta quinta-feira (3) a domingo (6), na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio. Com entrada gratuita, são esperadas 10 mil pessoas ao longo dos quatro dias do evento.

A ExpoReligião propõe mostrar a todos que é possível viver em harmonia, levando conhecimento e entendimento de diversas religiões. Em sua sétima edição, o evento reúne 23 segmentos religiosos, tais como Católica, Budista, Hare Krishna, Muçulmano Sunita, Muçulmana Xiita, Umbanda, Matrizes Africanas, Espiritismo, Paganismo, Xamanismo, Mórmon, Judeus, Fé bahá’i, entre outras. Os visitantes podem participar de uma programação repleta de danças, palestras, gastronomia, rodas de conversas, exibição de filmes e até casamento ecumênico, entre outras atividades.

“Com três servidores por período, entre assistentes sociais, advogados e técnicos, a SEDSODH irá prestar atendimento à população no esclarecimento de dúvidas e encaminhamentos à rede de atendimento. Vamos apresentar a estrutura da Secretaria e os serviços oferecidos pela nossa Superintendência de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa, com destaque para o atendimento preferencial em casos de intolerância religiosa”, explicou o subsecretário estadual de Direitos Humanos, Thiago Miranda Gomes.

Segundo ele, a Expo Religião é um importante evento para a promoção da liberdade religiosa no Rio de Janeiro. Desde o ano de 2014, a SEDSODH apoia esta iniciativa e nos anos de 2017 e 2018, participou em palestras e no estande destinado à Secretaria. Nesta edição, a equipe da SEDSODH estará dividida em dois turnos de cinco horas nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2019, das 10h às 14h30 e das 14h30 às 19h.

Esta edição contará com a participação de aproximadamente 60 expositores nos espaços Zen, Jovem, Primeira Feira Mística, Cyber Point, Gourmet, Workshop, Café & Bate Papo, bem como locais destinados a rodas de conversa e apresentações culturais. Além da SEDSODH, outras instituições do poder público atuam na feira, levando serviços e informações.