Animais recebem bênçãos no dia de São Francisco de Assis

Por

Em Niterói, centenas de fiéis marcaram presença na Paróquia Porciúncula

São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, foi celebrado com missas em todo o Brasil ontem, data que homenageia o santo. Por conta do dia, diversas igrejas e capelas do Rio promoveram bênçãos aos bichinhos ao longo do dia. No Vaticano, o Papa Francisco também celebrou o santo.

Em Niterói, a bênção dos animais atraiu centenas de fieis ao longo de todo o dia à Paróquia Porciúncula de Sant'Ana, em Icaraí. Além das missas e bênçãos especiais, a paróquia preparou uma exposição de imagens de São Francisco, com peças de vários lugares do Brasil e do mundo dispostas a partir de doações.

Frei Sergio Pagan, que já celebra a bênção dos animais há muitos anos em diferentes igrejas, ressalta que São Francisco de Assis está presente em campos, parques e até zoológicos por também ser patrona da natureza.

"São Francisco não é um santo exclusivo dos católicos, é muito querido e amado por todos, no mundo inteiro. A celebração dele quer unir as pessoas, não separá-las. Sua oração prega ser instrumento da paz, do amor, da união, do perdão, misericórdia e luz. Passou a ser um santo universal", afirmou.

A aposentada Maria Angelina de Mesquita, de 71 anos, mora em Niterói há três anos com o marido. Todo ano o casal leva seu cachorrinho Simon para ser benzido, porém, neste ano, a sensação da bênção aos animais foi o jabuti que o casal também levou.

"Trazemos o Simon, que é famoso no bairro, pela nossa devoção a São Francisco de Assis. Sentimos muita emoção de estar aqui e também levamos água para a casa, principalmente, para as plantinhas", contou.

Uma homenagem ao santo foi a inauguração da Capela de São Francisco de Assis, no Campo de Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca. O novo tempo foi realizado após uma promessa do presidente do campo, Carlos Favoreto.

  • Tags: