Obras do Instituto Federal Fluminense de Itaboraí serão retomadas

O prefeito Sadinoel e o deputado Jordy fizeram visita técnica ao IFF - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na última segunda-feira (4), o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza recebeu em seu gabinete, o deputado federal Carlos Jordy; o reitor substituto do Instituto Federal Fluminense (IFF), José Luiz Boynaret e o diretor de Relações Institucionais, Fernando Ferrara. O motivo da reunião foi a retomada das obras do IFF, campus Itaboraí.

A obra que está parada desde 2016, tem orçamento de R$ 10 milhões para ser retomada e o prazo de conclusão do projeto é de um ano e oito meses. O projeto já tem logística e arquitetura definida.

O prefeito Dr. Sadinoel Souza falou sobre a alegria de dar continuidade a esse projeto de suma importância para o município. “A Prefeitura de Itaboraí está muito feliz com essa conquista, e nada disso seria possível sem o olhar sensível do nosso deputado. Estou imensamente feliz e otimista. É esse o futuro que buscamos para nossa cidade”, disse o chefe do Executivo.

As autoridades visitaram o terreno onde o Instituto está sendo construído. “Esse nosso trabalho de retomar as obras o IFF foi realmente algo muito gratificante, pois, agora estamos vendo se materializar todo o nosso esforço junto ao Ministério da Educação, junto ao ministro Abraham Weintraub, uma pessoa que ouviu atentamente nossas demandas e se reuniu com todos os agentes políticos e viu a necessidade de estarmos retomando essas obras”, falou o deputado federal Carlos Jordy.

O local possui 34.800 m², isso sem contar com o estacionamento, e já tem 6.648 metros de área construída. Todos os blocos já foram iniciados e contam com um auditório, blocos pedagógico e administrativo, hall de recepção, biblioteca, área de convivência e refeitório, quadra poliesportiva, laboratório de análise de petróleo e laboratórios especiais de física e química. A expectativa é que 1,2 mil estudantes ocupem esses espaços. O Instituto funcionará em três turnos e cada sala contará em média, com 40 acentos.

O reitor substituto do IFF falou sobre a expectativa do projeto. “Uma das pautas que conversamos hoje com o prefeito Dr. Sadinoel foi exatamente a necessidade de se estabelecer uma audiência pública ou mais audiências públicas no sentido de identificar quais seriam as ofertas de interesse da comunidade nesse primeiro momento”, concluiu, José Luiz Boynaret.

Uma das metas da construção do Instituto Federal Fluminense é gerar empregos no município. Aproximadamente 70 professores e 40 técnicos administrativos trabalharão no local, além de vigilantes, profissionais de limpeza e profissionais da manutenção. Para as obras, cerca de 100 operários serão empregados. Itaboraí verá a retomada da economia e a qualificação dos munícipes.

Estiveram presentes na reunião e na visita à obra do IFF os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Clóvis Raimundo Thomé; de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza; de Esporte e Lazer, Ronaldo Anquieta; de Transportes, Samir Vaz Lima; de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado. E ainda o assessor de Relações Públicas, Fernando Roscio Ávila; o ouvidor geral do município, Leonidas Souza; o consultor geral do município, Silvio Pinho e o vereador Paulo Alves, entre outros.