Chuva deixa o Rio de Janeiro e Niterói em estágio de atenção

Agentes da NitTrans empurram uma ambulância do Corpo de Bombeiros em rua alagada - Foto: Reprodução/ Redes sociais

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A forte chuva que atinge todo o estado do Rio de Janeiro fez com que a capital e o município de Niterói entrassem em estágio de atenção, na manhã desta segunda-feira (11).

Diversas regiões do Rio, como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Botafogo, São João de Meriti, contam com pontos de alagamento. A Defesa Civil acionou, entre 11h57 e 12h20, sirenes em sete das 103 comunidades de alto risco geológico monitoradas pelo sistema de alertas sonoros da cidade. Ao todo, 16 sirenes foram acionadas nas seguintes localidades: Rocinha, Santa Marta, Cabritos e Guararapes, na Zona Sul; Formiga, na Grande Tijuca; e Santa Alexandrina e Paula Ramos, no Centro.

Desde as 10h, o serviço 199 (canal de atendimento do órgão) recebeu 16 chamados – a maioria das ocorrências relacionada a dano de estrutura de imóvel (sete) e deslizamento de encostas (quatro). Por enquanto, não houve registro de vítimas. Engenheiros e técnicos do órgão já atendem os principais chamados.

Em Niterói, pouco antes das 11h, a Defesa Civil emitiu um alerta de chuva moderada a forte na cidade. Em caso de emergência, o recomendado é ligar para o número 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo em Niterói vai ficar encoberto com pancadas de chuva durante todo o dia, com temperatura variando entre mínima de 20 graus e máxima de 25 graus.

Ruas do Centro de Niterói, Icaraí, Cafubá, Itacoatiara e Fonseca, também apresentam pontos de alagamento, complicando o trânsito na localidade.

No Cafubá, um poste caiu na Rua Salomão Vergueira da Cruz. Os moradores alegaram que ficaram por volta de quatro horas sem energia elétrica. Em nota, a Enel Distribuição Rio informa que uma equipe técnica esteve no local para verificar, pois o poste foi atingido por uma árvore.

Chove em toda a extensão da Ponte Rio-Niterói. A Ecoponte, concessionária que administra a via, recomenda que os motoristas respeitem os limites de velocidade e acendam os faróis.

Pela previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta terça-feira (12) será mais um dia de chuva intensa em Niterói, a temperatura vai cair: 18 graus a mínima e 23 graus a máxima. A partir de quarta a chuva deixará a cidade, mas o tempo continuará coberto. Na quarta, a mínima será de 20 graus e a máxima de 25 graus; na quinta, a mínima será de 21 graus e a máxima de 31 graus; e na sexta, a mínima será de 23 graus e a máxima de 29 graus.