Mutirão da Ordem Pública chega à Zona Oeste nesta sexta

Mutirão reúne equipes de diferentes secretarias para reforçar o ordenamento no Rio - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A força-tarefa especial da Prefeitura do Rio, o comboio “Mutirão da Ordem Pública”, começou a atuar, nesta sexta-feira (15), na orla da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Iniciada no sábado (9) pela orla da Zona Sul, a ação faz parte da Operação Verão e é coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, a fim de reforçar o ordenamento urbano na cidade.

O comboio promove diversas atividades, como a fiscalização do trânsito, de vans e Kombis do transporte complementar, ambulantes, comércio regular, normas sanitárias, além da conservação e limpeza urbana. Também há equipes para abordagem e acolhimento de população em situação de rua.

Formado por comboio de até dez viaturas, o mutirão oferece agilidade aos órgãos municipais, ampliando o raio de atuação da Prefeitura em suas mais diversas frentes. Um dos focos do planejamento operacional são as denúncias da população que chegam via canal 1746 da Prefeitura. O secretário Gutenberg Fonseca destaca a importância da iniciativa para este fim de ano:

"A presença das equipes nas ruas ajuda a aumentar a sensação de segurança na cidade, por isso, a ação é diária. Isso é fundamental para preparar a cidade para a chegada do Verão,que é uma estação propícia ao lazer. O carioca quer curtir a cidade e aproveitar as opções de diversão. Os turistas conhecerem os seus encantos. Para isso, a Seop se faz presente, para trazer ordem para os cariocas e visitantes", disse o secretário.

Órgãos

Integrada pela Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, o Mutirão de Ordem Pública envolve dez órgãos municipais e estaduais: Guarda Municipal (GM-Rio), a Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER) e o programa Rio+Seguro, todos ligados à Seop; as coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF) e Controle Urbano (CCU), da Subsecretaria de Licenciamento de Fiscalização e Controle Urbano da SMF; a Subsecretaria Municipal de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa); as secretarias municipais de Transportes (SMTR), Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), além da Polícia Militar.

Operação Verão

Lançada em 1º de novembro pela Seop e GM-Rio, a Operação Verão 2020, conta com efetivo de 530 guardas municipais atuando no patrulhamento e no controle do trânsito da orla das zonas Sul e Oeste da cidade durante os fins de semana e feriados. O esquema também inclui os Parques de Madureira e Radical de Deodoro, além de outras áreas de lazer dos cariocas. A operação, que vai durar até o fim do Verão.

Campanha 

Para orientar frequentadores em geral quanto às regras de convivência nas praias e áreas de lazer, foi criada a ação educativa ‘A Praia é de Todos’, com distribuição de folhetos. Entre as orientações, estão a proibição de acampamentos na areia e a prática esportiva, entre as 8h e 17h, à beira d`água; churrascos; uso de cerol e linha chilena em pipas; além do respeito ao limite de 20 km/h de velocidade para bicicletas e patinetes elétricos nas ciclovias.