Água encanada em Monjolos

O assessor especial de Projetos da Cedae, Dejorge Patrício, acompanhou o início do assentamento da rede de água em Monjolos. Obra faz parte de um pacote para melhorar o abastecimento no município - Foto: Lucas Benevides

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pela primeira vez, desde a criação do bairro Monjolos, em São Gonçalo, moradores da localidade terão água potável encanada em suas casas. Desde o início dessa semana, equipes da Cedae realizam a obra de 8,5km de assentamento da rede de extensão nas ruas Missouri e Itatiba. Serão beneficiadas mais de 6 mil pessoas.

A obra de médio prazo faz parte de uma série de projetos desenvolvidos pelo assessor de projetos da Cedae, Dejorge Patrício, com a aprovação do governador Wilson Witzel.

O comerciante André da Clínica mora na região há 49 anos, e fica dependendo da água do poço que tem em sua residência, assim como grande parte dos moradores do bairro.

"Nenhuma autoridade olhou para nós, parece que éramos uma região esquecida em São Gonçalo. A maioria dos poços tem mais de 50 anos, e a falta de conservação faz com que suba muita lama. Com isso, temos que esperar dias para poder usar a água. Muitas casas ficam até 5 dias sem uma gota d'água. Não podemos mais aceitar isso. A Cedae precisava nos ajudar, e é isso que estão fazendo. Essa obra vai ser uma salvação, vamos enfim ter a dignidade de ter água tratada nas torneiras", contou André, que mora cerca de 4 quilômetros da Estação de Tratamento de Água do Laranjal.

"Estamos tão próximos da estação de tratamento, não entendemos por que nossa região vive essa situação precária. No verão passado, mais de 70% dos poços secaram, foi um desespero na região. Meu poço tem 50 metros de profundidade, e só consigo ter acesso à água duas vezes por semana. Mas essa obra vai acabar com o nosso sofrimento", disse o comerciante.

Dejorge Patrício vem desenvolvendo, há oito meses, 16 projetos de curto, médio e longo prazo que buscam acabar com a precariedade do fornecimento de água em São Gonçalo.

"É inaceitável nossa cidade ter uma estação de tratamento e ter um bairro sem uma tubulação de água. Desde que assumi o cargo de assessor especial da Cedae, com o apoio e aval do governador Witzel, procuro priorizar os projetos que possam atingir a maior quantidade de moradores de São Gonçalo. Com essa obra em Monjolos, vamos dar mais saúde e dignidade através da água potável", afirmou Dejorge.