O aluno Julio Cesar Marques de Oliveira, do Colégio Estadual Jornalista Artur da Távola, no bairro Cosmos, Zona Oeste, é um dos 27 estudantes selecionados no Programa Jovem Senador. Ele viaja nesta segunda-feira, dia 25, para Brasília, onde representará o estado do Rio de Janeiro no Senado Federal.
Com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”, ele escreveu uma redação para participar da seleção, que recebeu textos de jovens de todo o país. Julio fica até o dia 30 deste mês em Brasília conhecendo e participando do dia a dia do Senado Federal.
Orientado pela professora Carla Cristina Silva Fernandes, de Língua Portuguesa, ele destaca a importância do assunto.
“O título da minha redação foi "Fiscal cidadão, cidadania em construção". Argumentei que o cidadão que fiscaliza o orçamento público tem sua cidadania em construção, uma vez que conhecerá o destino da verba que deve concretizar os direitos garantidos pela Constituição Federal e, por conseguinte, cobrará a concretude desses direitos”, frisa o aluno.
Julio revela que não imaginava ser o 1º colocado do Rio de Janeiro e que apenas a oportunidade em participar e desenvolver o tema já o deixava contente.
“Ao receber a notícia de que venci a etapa estadual, fiquei muito feliz, além dos meus familiares, professores e colegas”, relembra.
A professora Carla, que há 14 anos trabalha na rede pública, comenta que foi a primeira vez que participou do Programa Jovem Senador.
“Neste ano, com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”, pudemos enfatizar a importância de, enquanto cidadãos, intervir, direta e indiretamente, na direção do que é público. Participar do Projeto Jovem Senador foi bem relevante para mostrar aos jovens que o engajamento deles no acompanhamento do orçamento público demonstra valorização ao Brasil”, pontua a professora.
O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, destaca que o trabalho em conjunto entre aluno e professor é uma das receitas de bons resultados.
“Um dos pontos importantes dessa participação é a integração entre o estudante e seu professor. Acompanhar e orientar os alunos em produções diversas é muito bom, uma vez que auxilia na melhora do desempenho e dá oportunidade de os alunos apresentarem seu lado criativo e, neste caso, de cidadãos”, declara Pedro Fernandes.
Aluno da rede pública do Rio é finalista do Programa Jovem Senador
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