Guardas e militares do Exército são treinados para retirada de óleo das praias em Niterói

Agentes públicos realizaram o treinamento na Praia do Imbuhy, em Jurujuba - Foto: Divulgação/ GM do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Guardas municipais dos grupamentos de Defesa Ambiental (GDA) e de Especial de Praia e Marítimo (GPM) do Rio de Janeiro realizaram um treinamento para a retirada de óleo das praias, na última semana, em Niterói. A ação, promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), aconteceu no Forte do Imbuhy, em Jurujuba. A capacitação contou com 46 agentes de vários órgãos dos municípios de Araruama, Duque de Caxias, Guapimirim, Maricá, Niterói, além de militares do Exército

O curso teve como objetivo capacitar agentes públicos para atuação em caso de aparecimento de óleo nas praias da orla do Rio de Janeiro. Durante o curso, os guardas aprenderam sobre o protocolo internacional para limpeza de óleo nas praias, com informações sobre contato, descarte e atuação em corais e mangues.

Além disso, falaram a respeito da limpeza com sabão neutro em caso de contato do óleo com o corpo e receberam recomendação de jamais utilizarem álcool ou derivados na limpeza, para evitar intoxicação. Os resíduos devem ser armazenados em galões ou bolsas resistentes, e posicionadas em local protegido para evitar contaminação.

Na praia localizada dentro do forte, os guardas tiveram contato com a parte prática do curso e aprenderam técnicas de remoção adequada do óleo, com utilização de luvas e equipamentos de proteção individual. As manchas boiando na areia devem ser priorizadas para que não haja contaminação.