Workshop debate soluções sustentáveis para as cidades

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Políticas públicas para a sustentabilidade urbana estão sendo discutidas por especialistas de seis países em Niterói, esta semana. O encontro de cidades latino-americanas, que está acontecendo em um hotel no Ingá, é promovido pela Connective Cities, da Alemanha, com apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag). As discussões vão até esta quinta-feira (28). O tema do encontro é "Resiliência climática e desenvolvimento urbano", e participam representantes do Brasil, Alemanha, México, Argentina, Colômbia e Equador.

O workshop tem como objetivo a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais das cidades, além de aumentar a capacidade dos participantes para analisar os desafios existentes na adaptação do clima urbano, além de formular ideias de projetos para o futuro.

A Prefeitura de Niterói participa do evento com dois projetos: um da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia com o trabalho "Gestão de Voluntariado no Município de Niterói: NUDEC, a extensão da Defesa Civil nas Comunidades", e outro da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, sobre "O Plano Diretor de Niterói e suas estratégias de desenvolvimento urbano sustentável".

Os secretários municipais Axel Grael (Seplag), Renato Barandier (Urbanismo e Mobilidade), Eurico Toledo (Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade) e Walace Medeiros (Defesa Civil e Geotecnia) participam do encontro.

"Niterói pode ser uma boa inspiração para o nosso debate. É uma cidade da América Latina com problemas que são vistos em quase todas as cidades da região, mas, também, com experiências muito valiosas em termos de soluções para esses grandes desafios que são muito parecidos com os de outras cidades latino-americanas", destacou Axel Grael.

Axel Grael ressaltou, ainda, o avanço conquistado na agenda do saneamento. "No ano que vem, vamos chegar a 100% de esgoto coletado e tratado. Em termos de gestão de resíduos urbanos, Niterói é considerada a segunda melhor cidade do Brasil", enfatizou. O secretário destacou, ainda, que, desde 2014, mais de 50% do território da cidade de Niterói é protegido por unidades de conservação.