Palácio Guanabara recebe concurso e Feira de Cafés Especiais

Evento terá torra de cafés especiais - Foto: Divulgação / Governo do Estado do Rio de Janeiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro, vai abrir suas portas neste sábado (30), das 9h às 17h, para um dia dedicado ao café. Serão realizados dois eventos: a Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas e o III Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro.

Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas

Aberta ao público, a Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas vai oferecer cursos e workshops gratuitos sobre bebidas, com a participação de baristas, gastronomia e torra de cafés, além de degustação. A ação é promovida pelo Sebrae e Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio e tem o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Seappa) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri).

O evento contará com barraquinhas de produtores das regiões Serrana, Sul e Noroeste do estado, com ‘coffee makers’, que vão preparar bebidas e drinks para o público além de uma Kombi Coffee, a primeira cafeteria móvel do Rio de Janeiro.

III Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro

Além da feira, também será realizado o III Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro, que reúne vários cafeicultores do interior fluminense, que chegaram à última etapa da competição, com 10 finalistas. Após a apresentação dos vencedores, haverá um leilão com a venda das sacas de cafés em grão cru dos premiados.

O Rio de Janeiro tem cerca de 2.400 cafeicultores e produz mais de 300 mil sacas de café por ano. O objetivo do concurso é incentivar também a produção de cafés especiais no estado. O termo “especiais” é usado para definir cafés cultivados e colhidos em condições especiais, submetidos à avaliação de especialistas (metodologia de avaliação sensorial da SCA - Specialty Coffee Association, utilizada mundialmente) atingindo assim notas mínimas de 80 e máximas de 100 pontos.

Serviço:

Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas / III Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro

Local: Palácio Guanabara

Data: 30/11/19

Horário: 9h às 17h