Moradores do Novo México vão ter água potável no verão

Equipes da Cedae deram início a novas obras para levar água a comunidades - Foto: Lucas Benevides

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais um bairro de São Gonçalo vai deixar de sofrer com a precariedade de água potável. Homens da Cedae iniciaram obra de assentamento de 500 metros de tubulação para abastecimento de água que vai beneficiar os moradores do Novo México. A obra está entre os 16 projetos de curto, médio e longo prazos desenvolvidos pelo assessor de Projetos da Cedae, Dejorge Patrício, com a aprovação do governador Wilson Witzel. O investimento é de R$ 200 mil.

"Mais de 6 mil pessoas serão beneficiadas com essa obra. Uma vitória para o povo gonçalense. Como assessor de Projetos da Cedae, tenho trabalhado muito para que os pedidos da população sejam atendidos. É assim que vamos melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, levando o básico para todas as residências", afirmou Dejorge.

Nascido e criado no Novo México, o líder da comunidade Carlos Sérgio disse que a obra já tinha sido prometida há três anos, mas que o projeto nunca tinha saído do papel.

"Moro há 38 anos na comunidade e posso garantir que é a obra mais esperada pela população. Sofremos muito com a falta de água. Temos milhares de crianças e idosos que raramente tem água em casa, é sempre um sufoco. Temos esperança de que essa situação vai melhorar", disse Carlos.

Preocupados com a chegada do verão, quando o fornecimento de água fica ainda mais precário, os moradores estão ansiosos para a conclusão da obra, que deve durar até dois meses.

"Essa obra veio no momento certo. Estávamos com medo de ficar sem água pois os poços já estão secos. Em verões passados já chegamos a ficar 15 dias sem água em casa", relatou a moradora Shirley Vasconcelos.

O vereador Vinícius, do Solidariedade, acompanhou Dejorge no início das obras e acredita nos projetos desenvolvidos pelo assessor.

"Não podemos aceitar que ainda haja comunidade sem acesso à água, um direito básico do cidadão. Dejorge, em pouco tempo na Cedae, já entregou uma quantidade de trabalhos que o governo passado não desenvolveu", disse o vereador.

Dejorge está há oito meses na função de assessor e já deu início a obras que vão levar água potável para moradores de Monjolos, Arrastão e Pita. Além disso, três carros que servem para desentupir os esgotos já circulam pela cidade.

"Estou completamente empolgado com o desafio e feliz com o apoio do governador para poder trabalhar em prol daquilo que é necessário à população. É gratificante ver que os projetos estão começando a sair do papel", disse Dejorge.