I Seminário Internacional de Inovações em Gestão de Conflitos

I Seminário Internacional de Inovações em Gestão de Conflitos acontece na sede da OAB de Niterói - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Comissão de Sistemas de Gestão de Conflitos realizará, no próximo dia 29 de novembro, o I Seminário Internacional de Inovações em Gestão de Conflitos, gratuito, na sede da OAB de Niterói das 9h às 18h30.

Será o primeiro evento internacional em que disciplinas de métodos alternativos vão dialogar entre si em um contexto temático, explica a organizadora do evento, Dra. Alcione Marques.

O assessor parlamentar da presidência da república de El Salvador, Clovis Yeral Mondragón abre o evento falando sobre Mediação comunitária e cooperação internacional.

Em seguida começa primeiro dos quatro painéis, chamado Gestão de conflitos no contexto escolar. Nele serão tratados os temas "Cuidando do espaço escolar"; "Justiça restaurativa: convite a construir relações dialógicas e seguras nos ambientes escolares"; e "Desenvolvimento da inteligência emocional da comunidade escolar com a CNV".

No segundo painel Gestão de conflitos no contexto familiar, os temas são "Mediação para recasamento"; "Práticas colaborativas para o direito de família", e "Direito sistêmico no ambiente familiar".

Após o almoço começa o terceiro painel sobre as Relações de consumo, tendo como temas : Comparativos internacional de arbitragem nas relações de consumo"; "Online dispute resolution (ODR)"; "As ferramentas de poder do conciliador"; e "Negociação nos conflitos de consumo de massa".

Encerramos os painéis com Gestão de conflitos no contexto empresarial, com os temas "Arbitragem na relação empresarial; "Mediação em empresa familiar"; Abordagem sistêmica dos conflitos nas organizações".

O evento contará com a presença da especialista em Justiça restaurativa, Mônica Mumme, da vice-Presidente da Comissão Especial da Mediação da OAB Federal, Samantha Pelajo, da advogada colaborativa e mediadora de conflito Úrsula Freitas, da Vice-presidente da Seccional da OAB do Rio de Janeiro, além de muitos outros convidados.