Niterói lança edital de fomento ao audiovisual esta semana

Com inscrições abertas até 20 de janeiro de 2020 e recursos de R$ 4 milhões, exclusivamente do município, o edital tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de produções - Foto: Bruno Eduardo Alves/ Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói lança nesta terça-feira (3) o 2º Edital de Fomento ao Audiovisual. O lançamento oficial acontece no auditório do Museu de Arte Contemporânea (Mirante da Boa Viagem, sem número), às 15h. No evento, a Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e a Fundação de Arte de Niterói (FAN) apresentarão um boletim com os resultados alcançados na primeira edição do Edital, lançado em 2018.

Com inscrições abertas até 20 de janeiro de 2020 e recursos de R$ 4 milhões, exclusivamente do município, o edital tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de produções audiovisuais nas categorias curtas e longas-metragens; obras-seriadas e telefilmes; jogos eletrônicos; manutenção de cineclubes e projeções em espaços urbanos; mostras e festivais de cinema; e pesquisas sobre o setor audiovisual, que compreendem trabalhos científico, teórico, técnico ou de mapeamento de artistas, grupos e/ou espaços na área de audiovisual.

Seu modelo, linhas e valores foram estipulados a partir de um diálogo com representantes do setor audiovisual niteroiense, do mapeamento dos editais lançados no Brasil na linha de arranjos regionais e de uma consulta pública. As inscrições são gratuitas e abertas para todo o estado do Rio de Janeiro. Contudo, como é objetivo do programa incentivar e fortalecer a cadeia produtiva do município, suas paisagens, histórias e profissionais, foi conferida pontuação extra aos projetos que fossem realizados em Niterói, que tenham empresas sediadas na cidade, diretores ou roteiristas residentes atualmente, ou que contassem histórias de personagens niteroienses.

O edital estará disponível a partir do dia 3 de dezembro no site culturaniteroi.com.br

O processo seletivo é realizado exclusivamente por meio de uma plataforma on-line facilitando a inscrição e o processamento das informações de projetos de todo o Estado. O sistema eletrônico estará aberto das 10h do dia 3 até as 18h do dia 20 de janeiro de 2020. Para sanear dúvidas dos interessados, a organização do Edital disponibilizou o endereço eletrônico [email protected]. De um total de 21 obras audiovisuais contempladas, 17 estão sendo filmadas na cidade de Niterói.