Niterói celebra seus 446 anos com programação especial

Por Redação

Com atrações gratuitas, cidade vai festejar a data com uma intensa agenda cultural em diferentes estilos

Niterói completa 446 anos no dia 22 de novembro, e a Prefeitura preparou uma intensa agenda cultural para celebrar a data, com festivais de música, dança e shows com nomes consagrados como Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Mart'nália, Xande de Pilares, Toquinho, Cia de Ballet de Niterói, além de um grande tributo ao baixista Arthur Maia. Todas as atrações serão gratuitas.

"Nossa cidade completa 446 anos olhando para o futuro. Estamos investindo em infraestrutura, segurança, saúde e educação. E apostamos na cultura como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do município. Adotamos uma política pautada no fomento às artes, na reabertura e criação de espaços públicos e na ampliação do acesso à cultura. A cultura é fundamental para a autoestima de Niterói, mas também para a redução das desigualdades e para a prevenção à violência. Uma programação cultural intensa de aniversário faz parte desse olhar diferenciado", afirma o prefeito Rodrigo Neves.

A celebração terá início neste fim de semana, com "Os Imortais Cover Festival", que vai prestar homenagens a artistas como Renato Russo, Cazuza, Tim Maia, Raul Seixas e Cassia Eller, entre outros, além de brindar o público com covers de monstros do pop/rock internacional como Amy Winehouse e Freddie Mercury. A abertura aconteceu na sexta-feira, na Praça Raul de Oliveira Rodrigues, no Largo do Marrão. O evento começou às 20h, com a cantora Tacy de Campos, que subiu ao palco para homenagear uma das maiores roqueiras do país: Cássia Eller. Às 22h, foi a vez da banda Mary Jane fazer um tributo ao grupo de rock Charlie Brown Jr. e seu ex-vocalista Chorão.

O fim de semana musical continuou no sábado e prossegue neste domingo, sempre a partir de 12h. A agenda de sábado incluiu covers dos Mamonas Assassinas (Sobrinhos da Veia), Amy Winehouse (Lica Tito) e Freddie Mercury (Rael Borges), icônico vocalista da banda Queen e que teve sua trajetória recentemente retratada no cinema e se transformou num dos maiores sucessos de bilheteria de 2019.

Já no domingo, as performances homenageiam grandes nomes da música nacional como Cazuza, Tim Maia (Victor Savio's), Renato Russo (Dario Aaron) e Raul Seixas (Airton Ramos).

Tradicional cover do ex-vocalista do Barão Vermelho, o músico Valério Cazuza sobe ao palco às 19h com hits da banda que marcou época nos anos 80 e também da carreira solo do cantor. Para Valério, a apresentação em Niterói tem gosto especial. "É um sonho sendo realizado, pois será o primeiro festival de covers só de artistas que deixaram saudades, e por ser na minha cidade, onde nasci e moro", diz Valério, que promete uma surpresa ao fim da apresentação.

O segundo fim de semana de comemorações vai reviver os anos de ouro do rock brasileiro, o B-Rock, com bandas consagradas, artistas em ascensão e locais, na Praça do Rádio Amador, em São Francisco. Entre as atrações destacam-se bandas como Blitz, Biquini Cavadão, Uns e Outros, que fizeram muita gente hoje na faixa dos 50 se balançar bastante.

Como os eventos da Prefeitura de Niterói são sempre ecléticos, os demais ritmos e estilos musicais também serão contemplados. Nos dias 15, 16 e 17, a proposta diferente do Esperienza o Degus'Italia, na área externa do Reserva Cultural, contará com participações do DJ Fabio Romano, Viva Napoli, Luciano Bruno, Samba do Imigrante e, fechando a noite, a grande atração será Toquinho.

Também no dia 16, a Praia de Piratininga vai receber os shows do grupo Oriente e do rapper Marcelo D2. Ainda neste dia, o palco montado no Horto do Fonseca terá como atrações Jansen Carvalho e o sambista Xande de Pilares.

No dia 20, Mart'nália comanda a já tradicional festa Viva Zumbi na Praça da Cantareira. O show terá a participação especialíssima da Velha Guarda da Estação Primeira da Mangueira.

No dia 22, dia em que é comemorado oficialmente o aniversário de Niterói, a programação terá como atração principal a Companhia de Ballet de Niterói, que fará uma apresentação na Praia de São Francisco.

E no dia 23, a Praia de São Francisco vai receber grande show de Jorge Ben Jor, que promete colocar todo o mundo para dançar com seu inconfundível suingue musical.

A programação artística vai até o dia 24, quando será feita uma grande homenagem ao baixista Arthur Maia, um dos maiores instrumentistas brasileiros e que tocou com ícones como Gilberto Gil, Tim Maia, entre outros, e foi secretário de cultura de Niterói. O evento será realizado no palco montado na Praia de São Francisco. Vão participar do show nomes como Gilberto Gil e Cláudio Zolli.

Para o coordenador de Gestão de Eventos de Niterói, André Felipe Gagliano, a programação reflete a diversidade cultural do município.

"Niterói tem uma cena cultural e musical muito forte e abrangente. Ela vai desde o samba de raiz ao rock. Portanto, a programação que idealizamos está em pleno acordo com o público niteroiense. Temos certeza de que será um sucesso como ocorreu nos anos anteriores. Ainda mais com uma linda homenagem ao nosso querido Arthur Maia, que nos deixou tão precocemente", diz.