Demandas dos prefeitos do interior do Estado do Rio

Por

Governador Wilson Witzel se reúne com lideranças para avaliação de gestão

O governador Wilson Witzel se reuniu, na última semana, com prefeitos de 11 cidades do interior do Estado. O encontro, no Palácio Guanabara, teve como objetivo aproximar ainda mais a administração estadual dos gestores dos municípios, que recebem investimentos do Estado.

Uma das funções do Governo do Estado é ajudar os municípios, principalmente os do interior fluminense. Sabemos da importância destas cidades para o fomento do turismo, além de serem polos de desenvolvimento econômico no Rio de Janeiro. Nosso governo tem a missão de ser um grande parceiro das gestões municipais - disse o governador.

Uma das principais demandas apresentadas a Witzel foram ligadas à infraestrutura, com destaque para o recapeamento do asfalto nas rodovias estaduais. Algumas cidades já assinaram ou estão em vias de formalizar o convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), responsável pela recuperação de seis mil quilômetros da malha rodoviária fluminense. Alguns prefeitos aproveitaram a oportunidade para solicitar que obras inacabadas pelas gestões anteriores pudessem ser finalizadas, o que representa uma forma de melhorar o acesso para atrair mais turistas para a região.

Um ponto bastante elogiado durante o encontro foi o programa de cofinanciamento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, que tem realizado repasses mensais para aplicação de investimentos na melhoria do atendimento à população.

Discutimos alguns assuntos, entre eles o fomento à agricultura e atenção à saúde. O interior do estado do Rio de Janeiro precisa de desenvolvimento, renda e oportunidade para os moradores, principalmente das cidades menores do estado - afirmou o deputado federal Aureo Ribeiro.

Avaliação positiva - Estiveram presentes os prefeitos de 11 cidades fluminenses - Areal, Itaperuna, Paraíba do Sul, Porciúncula, São Francisco de Itabapoana, São José de Ubá, São Fidelis, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Casimiro de Abreu e Trajano de Moraes, além do representante de Macaé.

Para o prefeito de Paraíba do Sul, no Sul do estado, Alessandro Bouzada, a iniciativa do Governo do Estado é inédita.

O governador receber os prefeitos do interior era algo que não víamos nas gestões passadas. Esta não é a primeira vez que somos recebidos por Wilson Witzel neste mandato. Destaco a ação na área da saúde, como nunca houve antes. Conseguimos evoluir muito em Paraíba do Sul, com aquisição de novos equipamentos para as unidades de saúde. Essa integração entre Estado e as prefeituras é positiva - avaliou o prefeito.

Estiveram presentes também na reunião os secretários da Casa Civil e Governança, André Moura, e de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues.

  • Tags: