Guardas e militares do Exército são treinados para retirada de óleo das praias em Niterói

Por Redação

Curso capacitou agentes públicos para atuação em caso de aparecimento das manchas na região

Guardas municipais dos grupamentos de Defesa Ambiental (GDA) e de Especial de Praia e Marítimo (GPM) do Rio de Janeiro realizaram um treinamento para a retirada de óleo das praias, na última semana, em Niterói. A ação, promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), aconteceu no Forte do Imbuhy, em Jurujuba. A capacitação contou com 46 agentes de vários órgãos dos municípios de Araruama, Duque de Caxias, Guapimirim, Maricá, Niterói, além de militares do Exército

O curso teve como objetivo capacitar agentes públicos para atuação em caso de aparecimento de óleo nas praias da orla do Rio de Janeiro. Durante o curso, os guardas aprenderam sobre o protocolo internacional para limpeza de óleo nas praias, com informações sobre contato, descarte e atuação em corais e mangues.

Além disso, falaram a respeito da limpeza com sabão neutro em caso de contato do óleo com o corpo e receberam recomendação de jamais utilizarem álcool ou derivados na limpeza, para evitar intoxicação. Os resíduos devem ser armazenados em galões ou bolsas resistentes, e posicionadas em local protegido para evitar contaminação.

Na praia localizada dentro do forte, os guardas tiveram contato com a parte prática do curso e aprenderam técnicas de remoção adequada do óleo, com utilização de luvas e equipamentos de proteção individual. As manchas boiando na areia devem ser priorizadas para que não haja contaminação.