Furnas: trilha sensorial para deficientes visuais

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Deficientes visuais poderão conhecer em detalhes o Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio. Funcionários que participam do Programa Furnas de Voluntariado construíram uma trilha ecológica sensorial destinada exclusivamente para cegos. A ideia é permitir que eles explorem a trilha por meio dos sentidos táteis, auditivos e olfativos e conheçam espécies típicas de vegetação e fauna da Mata Atlântica, presentes na unidade de conversação ambiental. A Trilha Ecológica Sensorial fica na Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003 - Jacarepaguá.

Para promover a interação entre a natureza e os cegos, a trilha foi toda demarcada com estacas de madeira, por onde passam cordas, para que os deficientes possam se guiar durante o passeio. Os participantes também encontrarão placas em Braille e áudios gravados exclusivamente para o trajeto, contendo informações sobre a história e as espécies da fauna e da flora do local.

Com o lançamento da trilha ecológica sensorial, a proposta é manter um programa de agendamentos permanentes para as visitas de deficientes visuais. Instituições ou grupos de apoio aos cegos que queiram participar das atividades poderão entrar em contato pelo telefone (21) 3347-1786.

Voluntariado - Desde 2002, o Programa Furnas de Voluntariado visa incentivar, organizar, apoiar e reconhecer o envolvimento dos colaboradores em atividades voluntárias nas comunidades em que a empresa possui empreendimentos.

Um dos grupos voluntários deste programa é o " Minhocas da Terra" formado por, aproximadamente, 20 voluntários que ajudaram na construção da trilha ecológica sensorial no Parque Estadual de Pedra Branca, um dos maiores parques naturais urbanos do mundo.

"O programa de voluntariado de Furnas vem incentivando iniciativas de forma a permitir o uso consciente e cidadão de seus talentos e tempo livre para promover o desenvolvimento social das regiões onde Furnas atua", destaca Marcos Machado, gerente de Responsabilidade Sociocultural de Furnas.