Rio e SG concentram os roubos de carga

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Segundo o Dossiê Roubos de Cargas divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) nesta segunda (2), em 2018 foram registrados 9.182 roubos - uma redução de 13,4% em relação ao ano anterior. A maior parte desses casos (54,4%) ocorreram durante o "horário comercial", entre 8h e 13h, com pico entre 10h e 11h, e 80,2% foram entre terça e sexta-feira. Os municípios com o maior número de registros estão localizados na Região Metropolitana do estado: a capital concentra 43,8% dos casos e São Gonçalo, 18,5%.

O estudo também analisa as seis áreas com as maiores concentrações de roubos em 2018: Bangu, Penha, Vigário Geral, Complexo do Salgueiro (São Gonçalo), Lagoinha e Jardim Miriambi (São Gonçalo) e Porto do Rosa (São Gonçalo). Ao analisar os roubos nessas áreas, é possível perceber que a maior parte das cargas roubadas no ano passado (31,9%) eram de alimentos.

Quanto à dinâmica das abordagens durante os roubos nessas áreas, o Dossiê mostra que 44,9% dos veículos de transporte eram caminhões e ao menos uma motocicleta foi usada em 46,6% dos casos para efetuar o roubo. Em 58,6% das vezes, o criminoso deu ao motorista a ordem de seguir conduzindo o veículo sem entrar no mesmo e em 75,7% das abordagens, as vítimas reportaram o uso de arma de fogo por parte dos criminosos.