Vendas em lojas físicas crescem 5% na Black Friday

Sebrae lança página com orientações para a Black Friday - Foto: Arquivo / Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As vendas das lojas físicas do comércio carioca cresceu 5% na Black Friday em comparação com o ano passado, de acordo com o Clube de Diretores Lojistas do Rio – CDLRio. O resultado superou as vendas do Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças, principais datas comemorativas do setor, só superadas pelo Natal.

Este ano mais de 80% dos lojistas participaram da promoção, um aumento de 20% em relação a 2018 e mais de 40% dos consumidores preferiram comprar nas lojas físicas. A justificativa foi levar a mercadoria na hora da compra, além de poder negociar mais desconto.

Os números mostram que a Black Friday está se expandindo cada vez mais no Brasil. Deixou de ser restrita ao e-commerce (vendas pela Internet) e também foi adotada pelas lojas físicas tanto as de rua como as de shopping.

"Numa época de dificuldade como a que estamos vivenciando no Estado do Rio de Janeiro, a Black Friday representou uma boa ferramenta de marketing e uma oportunidade para oferecer promoções, trazendo o consumidor para as compras novamente", diz Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio.

"Ainda que a Black Friday tenha estimulado o consumidor a antecipar suas compras para o Natal, acreditamos que as vendas da principal data comemorativa para o comércio possam crescer 3,5% este ano", conclui.