Ciclovia da Marquês do Paraná será liberada para circulação no Natal

Prefeitura vai liberar o traçado da ciclovia, enquanto as obras não ficam prontas para melhorar a circulação de ciclistas pela via no centro da cidade - Foto: Leonardo Simplício/ Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir de 24 de dezembro, a Prefeitura de Niterói vai liberar a circulação de bicicletas na ciclovia que está sendo construída na Avenida Marquês do Paraná como parte das obras de alargamento da via. A informação é do secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier. Ele ressalta, no entanto que não se trata de uma inauguração.

“As obras de duplicação e reurbanização da Marquês do Paraná seguem seu cronograma, mas, como o traçado da ciclovia já estará pronto, vamos permitir que os ciclistas circulem por ele. Depois que a obra estiver na sua fase final, os operários farão o acabamento necessário. Só então a ciclovia e toda a obra serão inauguradas”, disse o secretário.

O projeto de reurbanização da Marquês do Paraná prevê a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus em cada sentido da avenida, ciclovia bidirecional, parada de ônibus sobre o mergulhão Ângela Fernandes, nos mesmos moldes arquitetônicos das estações da TransOceânica, além de calçadas acessíveis dos dois lados da avenida, novo paisagismo, melhorias na drenagem, iluminação de LED e sinalização para pedestres. O prazo para conclusão da obra é abril de 2020.

Esta semana, os operários concluíram a construção do novo muro do clube Rio Cricket. Também estão em execução a drenagem de toda extensão da via e a base para ciclovia e calçada, no sentido Icaraí. Além disso, está sendo instalado o sistema de irrigação do paisagismo. O remanejamento dos postes ainda está em andamento com prazo de conclusão para o fim da próxima semana.

Renato Barandier explica que a obra está sendo executada em duas etapas para minimizar o impacto na mobilidade.

O alargamento da Avenida Marquês do Paraná é a primeira obra realizada com recursos obtidos através do modelo de outorga onerosa, que financiará ações do processo de requalificação do Centro. Estão sendo utilizados cerca de R$ 12 milhões já pagos por investidores que tiveram seus projetos aprovados para a região central da cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, as intervenções estão sendo realizadas na parte viária, com o alargamento da pista e a implantação da ciclovia e das calçadas dentro das normas de acessibilidade, no sentido Centro-Icaraí. Em seguida, será executado o mesmo procedimento no sentido contrário (Icaraí-Centro).