Carros são arrastados pela água da chuva em Petrópolis

Três carros foram arrastado pela força da água da chuva, em Petrópolis - Foto: Reprodução de vídeo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cidade de Petrópolis voltou a ser assolada pela chuva nesta quarta-feira (8). O forte temporal que atingiu a Região Serrana do Rio causou mais estragos pela cidade, que está em estado de atenção. Vias ficaram completamente alagadas e carros foram arrastados pela correnteza. Após a chuva, a Prefeitura de Petrópolis deu início às ações de limpeza na cidade.

Um vídeo divulgado pelas redes sociais mostra pelo menos três veículos sendo arrastados pela força da água. Nas imagens também é possível ver que outros carros estão com água quase até o teto.

Quem passava pela Serra de Petrópolis, na BR-040, no momento da chuva também se assustou. As encostas se transformaram numa cachoeira, tamanha a intensidade da chuva. Outras vias importantes da cidade ficaram alagadas, como a Rua Coronel Veiga, que liga o Centro a Quitandinha. O trânsito teve que ser fechado por causa do transbordamento do rio.

De acordo com a Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis, 45 ocorrências foram registradas nesta quarta-feira, sendo 33 de deslizamento de terra. Todo o contingente de 55 agentes permanece de prontidão para atender aos chamados dos moradores. De quinta-feira passada até ontem foram 310 ocorrências cadastradas e que estão sendo atendidas pelo corpo técnico da pasta.

Em menos de uma hora, o município acumulou o volume de 90 milímetros de chuva, número nove vezes maior para o esperado no dia. Na Rua João Xavier, no Bingen, o pluviômetro registrou 96,4 milímetros de chuva em uma hora. No Dr. Thouzet o acumulado chegou a 85 milímetros. Já nas últimas 96 horas, o pluviômetro marcou o acumulado de 201.8 milímetros na Rua 24 de Maio.

Deslizamentos de terra foram registrados na Rua Veriadinao Felix, na Estrada da Saudade; na Rua Alagoas, no Quitandinha; Carlos Frederico Keuper, na Mosela, e Rua Paulo Hervê, no Bigen.

A prefeitura abriu um ponto de apoio na Escola Municipal Stefan Zweig e 15 moradores de três famílias foram encaminhados para o local. Eles estão recebendo atendimento de assistentes sociais. Até a noite desta quarta, três imóveis foram interditados pela Defesa Civil. Uma casa foi destruída por um raio no Atílio Marotti. Uma criança ficou ferida por uma descarga elétrica, mas seu estado de saúde não foi divulgado até o momento.

 

Limpeza

Pelo menos 120 funcionários começaram a atuar na limpeza dos locais atingidos ainda na noite desta quarta. Uma equipe foi deslocada para fazer raspagem de lama na Rua Cel. Veiga e na Rua Washington Luiz, e limpeza em ruas do Centro Histórico. Também foram levados funcionários para atuar na região do Bingen, Capela, Rua Francisco Manoel, Av. Piabanha até o entorno do Palácio de Cristal, fazendo a limpeza de cabeceiras de pontes, postes e calçadas, e ainda a retirada de folhas que foram arrastadas pela chuva e obstruíram tampas de ralos de drenagem.

 

Previsão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta um alerta de perigo para várias regiões do Rio de Janeiro, devido a um acumulado de chuva. Válido até as 13h desta quinta, o comunicado alerta sobre risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios. No estado do Rio, as áreas que podem ser atingidas são a Costa Verde, a Região Serrana, a Região Norte e a Região Metropolitana.