VEP suspende trabalho de ex-PM na Prefeitura de Belford Roxo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro (VEP) suspendeu nesta terça-feira (8) o trabalho extramuros do ex-sargento da PM Juracy Alves Prudêncio - que cumpre pena em regime semiaberto pelos crimes de homicídio e associação criminosa - na Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A medida cautelar foi tomada, a pedido do Ministério Público, em razão de indícios de irregularidade no cumprimento do benefício, dando conta de que o Juracy não compareceria ao local de trabalho.

O ex-sargento havia sido nomeado para um cargo comissionado na Secretaria de Defesa Civil e Ordem Urbana de Belford Roxo, após passar do regime fechado para o semiaberto, em maio de 2017, por ter cumprido os requisitos previstos em lei. O Ministério Público, à época, se manifestou a favor da progressão.

Antes do pedido para trabalho extramuros na Prefeitura de Belford Roxo ser deferido, uma equipe da VEP foi à prefeitura verificar a existência do trabalho ofertado. A vaga foi confirmada pelo então secretário municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, Robenilson Vasques Fernandes, que informou ainda que o ex-PM exerceria o cargo de Diretor do Departamento de Ordem Urbana, recebendo um salário de R$ 3 mil, em cargo comissionado. Informou ainda que a carga horária do cargo e que a presença do interno seria controlada por folha de ponto.

O ex-PM chegou a apresentar à Vara de Execuções Penais folhas de ponto assinadas por um funcionário da prefeitura. Mas, diante dos novos fatos, foi determinada a realização de nova fiscalização no local de trabalho, no prazo de 48 horas, além da busca e apreensão das imagens armazenadas pela câmera do local de trabalho, nos últimos 40 dias, para que sejam submetidas à perícia.

As folhas de ponto apresentadas pelo ex-PM também serão submetidas à perícia grafotécnica, visando à confirmação da autenticidade das assinaturas.