Petrópolis: chuvas deixam famílias desalojadas e imóveis interditados

Limpeza de vias afetadas pela chuva mobilizou 200 homens da Prefeitura - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após chuvas na cidade de Petrópolis na última quarta-feira (8), ao todo 33 famílias ficaram desalojadas, segundo equipes da Secretaria de Assistência Social. As famílias estão sendo acompanhadas e avaliadas para análise dos requisitos do Aluguel Social. A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias contabiliza 124 ocorrências e 15 imóveis interditados. O ponto de apoio do Amazonas, no Quitandinha, a Escola Municipal Stefan Zweig, está aberto, mas os desalojados estão em casas amigos ou parentes.

Desde a última quinta-feira (02) até hoje, são 383 ocorrências cadastradas e que estão sendo atendidas pelo corpo técnico da pasta. A Defesa ressalta que o trabalho está sendo feito da melhor maneira para atender os moradores no menor tempo possível.

O trabalho da prefeitura para a limpeza de vias afetadas pela chuva teve sequência durante toda a noite de quarta-feira (8) e madrugada desta quinta-feira (9). Na manhã de quinta, a atuação da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e das secretarias de Serviços e de Obras acontece em diferentes pontos nos bairros Quitandinha, Castelânea, Centro e Bingen. A prefeitura mobiliza mais de 200 funcionários entre limpeza e o atendimento às famílias, incluindo também Defesa Civil, Assistências Social, Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e CPTrans.

A Comdep começou ainda na quarta-feira a fazer a raspagem de terra, lavagem de ruas e retirada de folhagem e lixo que ficaram agarrados em tampas de bueiros.

"Em alguns locais estamos usando máquinas para agilizar a remoção da lama e também acionamos caminhões-pipas para fazer a lavagem de ruas", diz o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Na quarta-feira, na Rua João Xavier, no Bingen, o pluviômetro registrou 96,4 milímetros de chuva em uma hora. Na Rua Doutor Thouzet, o acumulado chegou a 85 mm no mesmo período. Todo o corpo técnico da Defesa Civil permanece nas ruas realizando os atendimentos.

"Apesar do verão, as chuvas estão mais de sete vezes acima do previsto e esperado para a nossa cidade. As equipes estão nas ruas e permanecem de prontidão", completa o secretário de Defesa Civil.

Mais chuva

A previsão é de pancadas de chuvas e trovoadas à tarde e à noite na cidade, assim como aconteceu na quarta-feira (8). Segue o alerta aos moradores de Petrópolis sobre risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios. Segundo o Alerta de Cheias, o município retornou para o estágio de vigilância durante a madrugada. "A previsão para hoje [quinta-feira] é de mais 45 milímetros de chuva. É importante que os petropolitanos estejam atentos", explica o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato.

Parceria para auxiliar motoristas

A prefeitura de Petrópolis, através da Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans), possui uma parceria com o aplicativo de navegação por satélite Waze para auxiliar de forma mais efetiva os motoristas em Petrópolis. Os editores de mapas do Waze, que são voluntários, já atualizaram o aplicativo com as informações em tempo real das ruas que tiveram algum tipo de intervenção por conta das chuvas dos últimos dias, além de informar vias fechadas ou desvio de rotas. O objetivo é orientar os motoristas, com mais esta ferramenta, as melhores opções de vias trafegáveis para chegar mais rápido ao seu destino. O local que sofreu mais intervenções foi a região do Quitandinha com as ruas: São Paulo, Costa Rica, Minas Gerais, além do bairro Bingen.