Faetec abre mais de 29 mil vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos

Os interessados podem disputar uma das 29.371 mil vagas abertas em mais de 80 unidades espalhadas por todo o Estado do Rio - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ano começou e a busca pelo sonhado trabalho não pode faltar. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abre nesta quinta-feira (9), as inscrições gratuitas para mais de 90 opções de cursos.

"Queremos garantir o amplo acesso aos cursos profissionalizantes da Rede, facilitando a garantia de melhores chances de emprego para toda a população fluminense", destacou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

Os interessados podem disputar uma das 29.371 mil vagas abertas em mais de 80 unidades espalhadas por todo o Estado do Rio. O candidato deve se inscrever somente por meio do site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br), até o dia 26 de janeiro. Os cursos têm duração entre 10 e 20 semanas. Entre as oportunidades estão: Costureiro; Garçom; Padeiro; Mecânico de Automóveis Leves; Operador de Computador; Piano Intermediário; Inglês Iniciante e Intermediário, Recepcionista em Meios de Hospedagem; Cabeleireiro, entre outros.

Segundo o secretário da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, a equipe da Secti está atuando fortemente com o objetivo de oferecer cada vez mais cursos e ampliar o número de vagas ofertadas para qualificar de forma ampla a população, já que o mercado está exigente.

"Esperamos reduzir as desigualdades sociais e promover assim a inclusão de todos os fluminenses", afirmou o secretário.

Para se candidatar aos cursos profissionalizantes, é preciso ter a idade mínima entre 14 e 18 anos, de acordo com a exigência de cada curso. A escolaridade também varia, de acordo com a qualificação escolhida. O sorteio público das vagas será realizado no dia 27 de janeiro, e a listagem completa será publicada no site da instituição. O período de matrícula para os candidatos sorteados será entre os dias 28 a 31 de janeiro. As aulas começam no dia 10 de fevereiro.

O candidato pode se inscrever em cidades como Barra Mansa; Campos; Guapimirim; Macaé; Petrópolis; Porto Real; Valença; Saquarema; São José do Vale do Rio Preto; Duque de Caxias; Rio das Flores; Resende; Piraí; Paraíba do Sul e Rio de Janeiro, por exemplo. A lista completa está disponível no site da Rede Faetec.