Duplicação entre Macaé e Casimiro em março

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Empresários do Norte Fluminense discutiram soluções e melhorias de infraestrutura para a BR-101, no trecho entre a Ponte Rio-Niterói e a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O debate ocorreu no dia 08/01, durante a primeira reunião do grupo de trabalho sobre a rodovia, realizada no Teatro Firjan Sesi Macaé. A principal novidade foi o anúncio da liberação da licença ambiental para a duplicação do trecho de 33 quilômetros entre Macaé e Casimiro de Abreu (entre os Kms 144 e 177). Segundo a concessionária Arteris Fluminense, o início das obras está previsto para março e terá 36 meses de duração.

Os 13 quilômetros que atravessam a Reserva Biológica União ainda estão em fase de licenciamento ambiental, sem prazo definido para início de obras, já que os trabalhos só poderão começar após emissão do documento. Em relação ao trecho urbano de Casimiro de Abreu, a proposta da concessionária é construir um elevado em pista dupla com 450 m de extensão, além de promover a ordenação do tráfego local através de vias laterais e duplicação da rodovia entre os kms 206 e 208. O projeto, que também prevê um novo acesso para a RJ-142 (Estrada Serramar), ainda depende de autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O prazo de conclusão é de 18 a 24 meses após a início das obras.

Entre as sugestões dos empresários, estão o ordenamento no fluxo do trevo de Manilha, no cruzamento com a BR-493, a instalação de placas de acesso ao distrito do Sana, e o contorno de Campos. Outros pontos abordados foram melhorias operacionais entre o Trevo do Índio e o Shopping Boulevard (Kms 65 e 67) e no acesso ao distrito de Travessão, todos em Campos.

Do total de 177 quilômetros previstos para duplicação entre Rio Bonito e Campos, a Arteris Fluminense já executou mais de 126 quilômetros de novas pistas. Além de melhorar as condições de tráfego e segurança dos usuários, a duplicação da BR-101 impacta diretamente na economia e no turismo das regiões dos Lagos e Norte Fluminense, além de colaborar para a redução do tempo de deslocamento até a Capital em até 30%.