Governador em exercício visita áreas atingidas pelas chuvas em Barra Mansa e Miguel Pereira

Cláudio Castro visitou a cidade de Barra Mansa, onde a chuva deixou rastros de destruição - Foto: Rogerio Santana/ Governo RJ

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador em exercício Cláudio Castro visitou, nesta quinta-feira (9), os municípios de Barra Mansa e Miguel Pereira, no Sul Fluminense, atingidos pelas chuvas de ontem. Acompanhado dos secretários de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, e Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, Castro colocou a estrutura do Governo do Estado à disposição das cidades para minimizar os danos causados aos moradores.

Desde o início da tempestade, o Estado instalou um comitê de crises para acompanhar a situação nas regiões. Agentes da Secretaria de Estado de Defesa Civil estão nos municípios dando apoio para as autoridades municipais, orientando sobre ações diversas para comprovação de danos e obtenção de recursos. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vai prestar assistência a famílias desabrigadas. Serão realizadas ainda obras de contenção de encosta e limpeza de ruas.

A Secretaria de Infraestrutura e Obras instituiu uma Comissão Técnica de Prontidão para apoiar intervenções emergenciais de engenharia. A medida, que será publicada na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial do Estado, cria uma equipe multidisciplinar. Os profissionais são responsáveis pelo acompanhamento técnico e elaboração de projetos para a recuperação de áreas atingidas e mitigação de danos.

"Estamos em contato com todos os municípios desde ontem. Eu me reuniu com os prefeitos de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e de Miguel Pereira, André Portugal, para alinhar o apoio que o Governo do Estado pode oferecer. Hoje cedo, nossas equipes da Defesa Civil já estavam na região fazendo a limpeza das ruas e auxiliando na coleta de lixo", disse Cláudio Castro.

Novas casas e infraestrutura

Em Barra Mansa, famílias irão ocupar unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida já concluídas. Está prevista ainda a realocação de 400 famílias em um conjunto habitacional que será construído pela Companhia estadual de Habitação (Cehab). A Ponte do Fórum, uma das mais importantes na região e que precisou ser interditada, também será reformada.

"A reforma dessa ponte sobre o Rio Barra Mansa é prioridade, pois trata-se de uma área com muito fluxo e o trânsito está interrompido. Elaboramos todos os estudos necessários e repassamos para o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que vai efetuar a obra", explicou Bruno Kazuhiro, secretário de Obras.