Novo recorde: sensação térmica no Rio chega a 48,6°C

Previsão para o final de semana no Rio de Janeiro é de muito calor - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ano de 2020 começou com recordes quando o assunto é calor. Nesta sexta-feira (10), o Rio de Janeiro registrou a máxima de 38°C na estação de Irajá, segundo o Sistema Alerta Rio, mas a sensação térmica bateu 48,6°C, a maior do ano até o momento. Em Niterói não foi diferente e os termômetros devem permanecer nas alturas durante o fim de semana, podendo marcar até 39°C no domingo.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fim de semana será típico de verão, com muito calor durante o dia e pancadas de chuva a qualquer momento, principalmente no fim da tarde. Na capital fluminense, a temperatura deve chegar aos 37°C neste sábado. Podem ocorrer rajadas de vento fraca/moderada e, durante a noite, pancadas de chuva com trovoadas. No domingo, a condição se repete, mas a máxima deve atingir dois graus a menos que no dia anterior: 35°C. Deverá chover em pontos isolados da cidade do Rio.

Em Niterói, o final de semana será de praias lotadas. Enquanto nesta sexta os termômetros alcançaram 33°C na cidade, o sábado começa com a temperatura subindo ainda mais. Segundo a previsão meteorológica do Inmet, a máxima prevista é de 37°C e o calor deverá vir acompanhado de chuva e trovoadas entre a tarde e noite. No domingo, o termômetro sobe ainda mais, alcançando 39°C de máxima e 27°C de mínima. Ao longo do dia, o céu pode ficar com muitas nuvens, mas ainda não há previsão de chuva para Niterói.