Chuva deixa Rio e Niterói em estágio de atenção

Carros tiveram dificuldade de atravessar a Avenida Ary Parreiras, em Icaraí, que ficou alagada - Foto: Reprodução de vídeo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As cidades do Rio de Janeiro e Niterói entraram em estágio de atenção no início da manhã desta segunda-feira (13) devido a uma chuva forte que cai desde a madrugada em vários pontos do estado.

O estágio de atenção é um nível intermediário em uma escala de cinco estágios, que significa que o mau tempo está causando impactos à população.

Em Niterói, a chuva foi mais intensa entre 6h e 7h da manhã, atingindo 33% do volume esperado para o mês, o que gerou pontos de alagamento. A Defesa Civil de Niterói informa que a cidade permanece em estágio de atenção. Não foram registradas ocorrências graves relacionadas a deslizamentos, no entanto, a sirene de Santa Bárbara foi acionada como medida preventiva. Equipes da Defesa Civil, Assistência Social e SAMU estão atuando no local, encaminhando os moradores para o ponto de apoio.

A cidade registrou vários pontos de alagamento. As avenidas Ary Parreiras e Roberto Silveira, além da Alameda São Boaventura, ficaram intransitáveis por conta da enchente. 

Os maiores acumulados nas últimas 12 horas foram registrados em Santa Bárbara (132,4mm), Morro do Castro (91,4mm), Várzea das Moças (90,8mm), Engenho do Mato (87,6mm) e Sapê (85,2 mm).

A Prefeitura de Niterói colocou mais de 900 funcionários, entre eles Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Companhia de Limpeza de Niterói e NitTrans para atuarem na cidade por causa das fortes chuvas que atingiram o Município desde a madrugada desta segunda-feira (13). Durante o período, choveu o equivalente a 90% do volume esperado para todo o mês de janeiro.

O caminhão vac-all está sendo utilizado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água. Operadores de trânsito da NitTrans estão distribuídos em pontos estratégicos, orientando o trânsito.

Rio de Janeiro

No Rio, a chuva provocou vários pontos de alagamento pela cidade, em bairros como Centro, Copacabana, Lagoa, Jardim Botânico e Ilha do Governador.

Segundo dados do Sistema Alerta Rio, o bairro da Saúde foi onde mais choveu das 6h às 7h, com 22 milímetros de chuva. Na Urca, foram 16,8 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou um alerta de chuvas intensas no estado até as 12 horas de hoje, com risco de ventos fortes e queda de energia.

Maricá

A cidade de Maricá também está em estágio de Atenção por conta das chuvas. De acordo com a Prefeitura, equipes da Serviços de Obras de Maricá (Somar), das secretarias de Habitação, Assistência Social, Proteção e Defesa Civil, Trânsito e de Ordem Pública estão todas nas ruas desde a madrugada para amenizar os transtornos provocados pelas chuvas que atingiram a cidade nesta segunda-feira (13).

A aproximação de uma frente fria pelo oceano mantém o tempo instável na cidade. Há vários bolsões de água pelo município e o acumulado de chuvas na estação pluviométrica da Mumbuca (mede a região do Centro e adjacências) foi de 67.4mm às 6h45min, considerado chuva de intensidade muito forte.

A Prefeitura de Maricá informou que ainda há previsão de chuva fraca a moderada, podendo ser forte de forma rápida e isolada para as próximas horas.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil orienta as pessoas a evitarem deslocamentos e procurarem locais seguros. O telefone de emergência é o 199.