Chuvas: famílias são retiradas de barco em Maricá

Agentes da Defesa Civil de Maricá tiveram trabalho para retirar algumas famílias com barcos e botes - Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O volume de água do temporal que atingiu o município de Maricá na manhã desta segunda-feira (13) foi de 177 mm, o equivalente a quase 80% do acumulado previsto para todo o mês de janeiro, segundo informou a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. A cidade, que entrou em estágio de alerta por conta das chuvas intensas, voltou ao estágio de Atenção durante a tarde.

Os bairros mais atingidos foram São José do Imbassaí, Bananal, Mumbuca, Itaipuaçu, Santa Paula, Bairro da Amizade, Nova Metrópole, além da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e de regiões do Centro. Das 44 ocorrências registradas por toda a cidade, 15 pessoas estão desalojadas, ou seja, quando ficam sob a tutela de algum familiar e não do poder público. Não há registro de desabrigados.

As equipes utilizaram barcos e botes em locais com maior acúmulo de água, como São José do Imbassaí (loteamentos 26 de Maio e São Francisco). Duas casas desmoronaram no Bananal e Bairro da Amizade, mas ninguém se feriu. Equipes da prefeitura utilizaram retroescavadeiras próximo a ponte da Mumbuca para retirada de gigogas e em São José do Imbassaí, às margens da rodovia, para escoar a água de forma mais rápida.

Segundo o secretário da pasta, Celso de Almeida Neto, ainda há previsão de chuva forte para esta semana.

“A previsão para esta terça-feira (14) é de chuva fraca a moderada com perda de intensidade. Para quarta-feira (15) não tem previsão de chuva. Queremos alertar a população que na quinta e sexta-feira teremos a aproximação de uma nova frente fria que pode gerar chuvas intensas na cidade", informou Netto. Em caso de emergência, o número da Defesa Civil é o 199.

Ao longo de todo o dia, mais de 1500 integrantes da prefeitura, entre integrantes da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), das secretarias de Habitação, Assistência Social, Proteção e Defesa Civil, Trânsito, Educação, Ordem Pública, Esportes e Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher estiveram nas ruas desde a madrugada para amenizar os transtornos provocados pelas chuvas. As equipes contaram com apoio de máquinas, caminhões e barcos para esse trabalho. No Centro Municipal CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, foi montada uma base para desabrigados.

A equipe da Secretaria de Assistência Social está atendendo temporariamente na sede do SAPAD que fica na Rua Chebabe (na ladeira em frente à rua do Cineteatro Henfil). O local está aberto para receber doações, como colchonetes, água, roupas, calçados, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e produtos de limpeza. As doações também podem ser deixadas nos CRAS São José, Inoã, Jardim Atlântico, Itaipuaçu e Santa Paula. A Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos realiza o controle das áreas suscetíveis.