Rio: conta de água do mês de janeiro pode ter desconto de 50%

Conta de água deve vir mais barata no mês de janeiro - Foto: Arquivo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após casos de água contaminada no Rio de Janeiro, o Governador Wilson Witzel está em reunião e estuda a possibilidade de conceder desconto de 50% no valor da conta de água do mês de janeiro de 2020. Esta seria uma das medidas de impacto tomadas pelo governador do estado para amenizar o desgaste de imagem do governo.

Outra medida tomada pelo governador foi o afastamento de Marcos Chimelli, diretor de saneamento da Cedae.

Witzel se manifestou pelo Twitter, na terça-feira (14), sobre a água contaminada em dezenas de bairros do Rio e em cidades da Baixada Fluminense. Para ele, são "inadmissíveis os transtornos que a população vem sofrendo por causa do problema na água" fornecida pela companhia. Segundo ele, houve uma falha técnica no corpo técnico da Cedae.

Há 11 dias, mais de 1,5 milhão de pessoas têm reclamado do cheiro forte e gosto de terra na água. A Cedae alegou presença de Geosmina, substância orgânica produzida pelas algas. A empresa estadual afirma que essa substância não oferece riscos à saúde.

Segundo pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), "a geosmina não é tóxica, mas pode indicar problemas na qualidade da água bruta utilizada para o abastecimento".

O diretor-presidente da Cedae, Hélio Cabral, disse na última quarta-feira (15) que a água distribuída pelo Reservatório do Guandu, que atende grande parte da população da região metropolitana do Rio, não terá mais a presença da geosmina a partir da semana que vem.

Consumidores têm reclamado também de água tura em alguns pontos da cidade, mas a companhia nega o problema e afirma que a turvação pode ter sido ocasionada por problemas como caixas d’água sem a limpeza necessária.

Nesta quinta-feira (16), agentes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro foram até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, na Baixada Fluminense, para apurar eventual responsabilidade penal de funcionários da Cedae ou de terceiros que possam ter contribuído, por ação ou omissão, nas alterações das condições de consumo da água verificada nos últimos dias.