Atividades gratuitas nas férias

A Biblioteca Parque, no Centro da cidade, oferece programação variada - Foto: Fotos de Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As férias da criançada de Niterói têm uma vasta programação com atividades gratuitas em vários pontos da cidade. As opções incluem programas culturais, disputas esportivas e tecnologia. Algumas já tiveram início e outras começam em fevereiro. A Prefeitura de Niterói organizou essas programações especiais gratuitas para que os pequenos possam aproveitar o período de recesso escolar.

A Biblioteca Parque, no Centro da cidade, terá até 1º de fevereiro sessões de cinema, brincadeiras populares, oficina de "Barangandão Arco-Íris" e das "Cinco Marias", além de literatura.

A colaboradora dos projetos educativos da Biblioteca Parque, Clarissa Worcman, falou sobre a importância dessas atividades de férias para as crianças.

"A biblioteca oferece a leitura, mas também possibilita o brincar. Nosso espaço, muitas vezes, possibilita à criança o primeiro contato com os livros. Por isso, tentamos mostrar a cada uma dessas crianças que elas também são as guardiãs dessas obras, que são públicas e pertencem a todo mundo. Com as atividades de férias esse acesso é ainda mais intenso".

José Marcelo Silva, aeronauta, de 46 anos, levou suas duas filhas, Laria, de 10 anos, e Lissa, de 7 anos, para curtir a programação da Biblioteca Parque.

"Esses projetos voltados para as crianças são fundamentais, pois estimulam o interesse pelos livros, pela arte e cultura. A Biblioteca Parque tem uma magia especial, que instiga a busca pelo conhecimento nas crianças", contou José, que leva as filhas há mais de cinco anos nas atividades da biblioteca.

Complexo do Barreto - Para as crianças da Zona Norte, a agenda de brincadeiras também está cheia de opções. O Complexo Esportivo do Barreto começou, na quarta-feira (15), a colônia de férias gratuita, que ainda está com inscrições abertas para o público entre seis e 16 anos. Os participantes têm atividades como natação, basquete, futsal, jiu-jitsu, taekwondo e capoeira, todas com a orientação de professores. A colônia oferece, ainda, lanche. A colônia de férias vai até 31 de janeiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

"É muito importante a colônia de férias do complexo, pois oferecemos para a criançada uma recreação que muitas não teriam oportunidade de desfrutar. As atividades são todas gratuitas, para dar oportunidade a todos", pontuou o administrador do Complexo, Luís Antônio.

O complexo, foi inaugurado pela Prefeitura no ano passado, num espaço totalmente revitalizado. O local conta com quadra poliesportiva, campo de futebol de sete (Society) com piso de grama sintética, piscina além de área para convivência e prática de artes marciais.