Prazo para confirmação da matrícula na rede municipal de Niterói vai até sexta

Candidatos que não conseguiram vaga deverão se cadastrar para a lista de espera - Foto: Luciana Carneiro/ Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fundação Municipal de Educação de Niterói iniciou, nesta terça-feira (21), a efetivação da matrícula para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os responsáveis pelos estudantes devem comparecer na escola a qual a criança foi designada até sexta-feira (24). O não comparecimento ou entrega dos documentos no período determinado implica na perda da vaga. A lista dos alunos e suas respectivas escolas foi liberada na última segunda-feira (20) no site niteroi.pensareduc.com.br/pre_matricula.

Moradora do Preventório, Rosilaine Izidoro, de 31 anos, foi logo no primeiro dia garantir a vaga para a filha Esther, de 2 anos, na Umei Darcy Ribeiro, localizada em Charitas.

“Meu filho mais velho estuda nessa Umei e não tenho do que reclamar. A escola é maravilhosa. Estou muito feliz de conseguir a vaga para a irmã também. Agora já posso pensar em voltar a trabalhar”, disse.

Ela não foi a única. Mãe de três, Luanda Valéria Pereira, de 31, conseguiu vaga para os dois filhos menores, Levi (4) e Lavínia (que fará 2 em março) e diz que pretende usar o tempo que as crianças estão na escola para voltar a estudar, fazer cursos ou quem sabe uma faculdade para ajudar nos negócios do marido.

“Eu fico bem tranquila de deixar meus filhos aqui. A escola é ótima e a direção muito acolhedora. Me preocupo bastante com a educação dos meus filhos, pois educação é tudo. Tenho grandes expectativas. O Levi estuda nessa unidade desde que ela abriu, em 2019, e estou acompanhando o desenvolvimento dele neste último ano. Quero o melhor para todos eles”, conta Luanda.

Para efetivar a matrícula, os responsáveis precisam comparecer à escola indicada até o dia 24 de janeiro, munidos dos seguintes documentos: três fotos 3X4 do aluno; cópia e original da certidão de nascimento da criança; cópia e original do comprovante de residência em Niterói (conta de luz, água, telefone, boletos em geral) atualizado (com data a partir de outubro/2019) em nome de um dos responsáveis; cópia e original da carteira de identidade e CPF do responsável; comprovante de tipo sanguíneo e RH, nos termos da Lei Municipal nº 3348/18 (prazo de entrega até 3 meses após a efetivação de matrícula); cópia e original do comprovante de benefício do Programa Bolsa Família, quando for o caso; cópia e original da carteira de vacinação atualizada; número de inscrição no Sistema Único de Saúde (SUS); cópia e original de CPF do estudante (prazo de entrega até 3 meses após a efetivação de matrícula); cópia e original do histórico escolar ou protocolo de transferência, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.

Fila de espera

Os candidatos que não conseguiram vaga para essa primeira fase deverão se cadastrar para a lista de espera pela internet (https://forms.gle/yz6v5sFjvJ5Hyaqv8), a partir do dia 22 de janeiro. O preenchimento das vagas remanescentes obedecerá aos critérios estabelecidos pelo edital de matrícula 004/2019. Os candidatos contemplados serão informados através de contato telefônico, no número fornecido pela família no preenchimento do cadastro. A lista de espera por vaga será divulgada uma vez por mês.