Preservação em pauta

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com apenas dez meses de execução, o conjunto de dados reunidos até aqui ainda não é o suficiente para precisar o atual status de preservação de cada uma das quatro lagoas. No entanto, segundo os responsáveis pelo estudo, todas as atividades previstas no cronograma estão em dia e em pleno andamento.

Para atender o objetivo geral previsto no edital, foram propostos dois temas específicos: estoques pesqueiros e caracterização ecológica dos ambientes costeiros e marinhos. Estes tópicos geram o levantamento de dados e estudos acerca de fatores importantes para o ecossistema lagunar, como a caracterização da atividade pesqueira artesanal, a qualidade ambiental, estudos ecológicos em níveis populacionais, comunitários e ecossistêmicos e de educação informal, através da simplificação das informações técnico-científicas com o viés do desenvolvimento sustentável das comunidades.

Equipe - Marcus Rodrigues ressalta que o grupo preza pelo trabalho em equipe, logo as tarefas de campo costumam sempre ser realizadas com pelo menos dois grupos de pesquisadores e bolsistas. "Cada membro responsável por um objetivo dentro do projeto e suas respectivas equipes desenvolvem suas atividades conforme cronograma pré-definido. Sempre que possível duas ou mais atuam juntas no campo para maior integração e difusão do conhecimento entre estudantes e professores, a fim de desenvolver e aperfeiçoar a formação de pessoal técnico (alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós doutorado)".

A expectativa é que ao final dos dois anos da pesquisa, cada um dos participantes apresente dois artigos científicos - um que explique seus principais resultados e outro que apresente um panorama geral das lagoas examinadas -. "O projeto SLLF conta com a participação de profissionais de diversas áreas do conhecimento para que em conjunto possamos realizar um diagnóstico atual e preciso da situação de cada sistema avaliado", finaliza o professor.