Foco na pesca artesanal

- Foto:

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na prática, a pesquisa foca principalmente nos responsáveis pela pesca artesanal da região. Esta categoria de atividade pesqueira é fundamental para a população ribeirinha e é composta por produtores autônomos, parcerias ou pela mão de obra familiar, que utiliza diversos tipos de petrechos de pesca. Esses trabalhadores não empregam tecnologia de captura mecanizada e sua produção é geralmente direcionada para o consumo local ou, em menor escala, para os grandes centros urbanos.

Além do alto valor para o desenvolvimento social e econômico dessas regiões, a atividade também mostra muito respeito sobre as legislações e regulamentações vigentes sobre os sistemas. "Até o presente momento das nossas atividades de campo em todos os sistemas lagunares não nos deparamos com nenhum pescador que estivesse exercendo sua atividade de forma irregular, o que demonstra que a pesca artesanal tem grande potencial para gerar oportunidades de emprego, além de constituir a principal atividade para uma expressiva parcela da população que reside em regiões litorâneas", explica o biólogo Marcus Rodrigues.

Para resolver problemas na execução da pesca, uma das ações exercidas pelos pesquisadores é o uso de uma técnica nomeada de "Diagnóstico Rápido Participativo - DRP". Essa estratégia consiste em realizar entrevistas e abordagens (lúdico-didáticas) para apresentar o projeto aos trabalhadores do local e diagnosticar os processos pesqueiros de cada sistema. "Assim os principais atores envolvidos na atividade de pesca tornam-se parceiros do projeto. Colaboram não só respondendo as questões apresentadas, mas realizando também um automonitoramento da produtividade (quantidade de pescado capturado), sob nossa supervisão, de cada comunidade abordada no entorno das lagoas", esclarece o biólogo Cassiano Monteiro.