Investimentos na segurança das encostas

O bairro do Pé Pequeno foi uma das regiões beneficiadas com a série de obras - Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói inicia 2020 contabilizando o maior investimento da história da cidade em obras de contenção de encostas. Desde que a atual gestão assumiu, em 2013, o governo já investiu mais de R$ 500 milhões em intervenções deste tipo. Atualmente, são mais de 30 pontos da cidade recebendo obras de contenção. Outros 20 locais, considerados de risco muito alto de acordo com levantamento da Defesa Civil, já foram concluídos. E para este ano, a previsão é tirar do papel mais sete obras em regiões como Barreto, Piratininga, São Francisco, Fonseca e Santa Bárbara.

"Estas são obras que não aparecem, mas que salvam vidas", enfatiza o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. "Desde que assumimos o governo, em 2013, estamos realizando obras de contenção de encostas em toda a cidade, com investimentos de mais de R$ 500 milhões. Também realizamos investimentos expressivos na Defesa Civil Municipal, que hoje é uma das melhores do país, com sistema de estações meteorológicas, pluviômetros e sirenes, centro de monitoramento 24 horas, além de alertas por meio de aplicativos", ressalta.

Em abril do ano passado, o prefeito assinou a ordem de início para obras de contenção de encostas em 54 pontos. Destes, cerca de 20 já tiveram as intervenções concluídas. As áreas onde acontecem as obras foram indicadas pelos laudos da Defesa Civil e hierarquizadas como de risco muito alto pelo mapeamento contratado pelo município, que foi apresentado em 2019. Entre as regiões beneficiadas estão Morro do Palácio, Pé Pequeno, Riodades, Bairro de Fátima, Preventório, Morro do Palácio, Buraco do Boi, Sapê, Morro do Cavalão, entre outros.

Além destes pontos, a Prefeitura de Niterói entregou, em 2019, outras cinco obras de contenção: Morro do Palácio (Leonel Brizola), Morro do Estado (Padre Anchieta); Santa Bárbara (Custódio Esteves); Cantagalo (João Teodoro da Silva) e Santa Rosa (Alarico de Souza). Outras áreas em diferentes localidades do município como a comunidade Peixe Galo, em Jurujuba, a Rua São Paulo, na Ponta D'Areia, e a Travessa Leo Duarte, em Santa Rosa, também estão recebendo intervenções. Todas com previsão de conclusão para este ano.

"Por determinação do prefeito Rodrigo Neves, desde o início da gestão, a Prefeitura de Niterói realiza grandes investimentos na preservação de vidas. Por isso, estamos trabalhando para acabar com as áreas de risco e com o deslizamento de encostas, tornando a cidade um local seguro e mais resiliente", afirma o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini.

Niterói Mais Resiliente - Com ações nas áreas de gestão de riscos, fortalecimento da Defesa Civil, reflorestamento em áreas de encostas, moradia e qualidade habitacional, política de resiliência e participação da sociedade, fiscalização e interdições, a Prefeitura desenvolveu o Plano Niterói Mais Resiliente.

Atualmente, o Município conta com 30 sirenes de alerta em 26 localidades, além de 30 pluviômetros automáticos, que cobrem toda a área do município, com prioridade nas áreas de maior risco, onde estão localizadas as sirenes.